Dr. Rui Portugal ministra palestra na Câmara
13-05-2005 21:11


Os candidatos mirins estão a todo o vapor. Na terça-feira, às 14h, no plenário da Câmara, os candidatos dos Colégios Silveira da Motta, Tiradentes, Guatupê, Padre Antonio Vieira, Maria Vidal e Lindaura participaram da palestra sobre “Formação dos Jovens Cidadadãos”, ministrada pelo juíz da 4ª Vara Cívil de Curitiba e suplente da Corte de Justiça do TRE, Dr. Rui Portugal Bacellar Filho. Atuais vereadores mirins dos citados Colégios também estiveram presentes, com exceção do Colégio Lindaura, que ainda não possui vereador mirim, uma vez que é o primeiro ano que participa.
Estiveram também presentes no evento o presidente do Legislativo, professor Assis Manoel Pereira, os vereadores Carlos de Castro (1º secretário), professor Walder Mulbak e Ailton Fenemê, o vice-prefeito, Toninho da Farmácia e o secretário de Governo, Leone Leal, além de professores e coordenadores dos Colégios.
“Tenho uma enorme satisfação de ver a continuidade do programa Vereador Mirim nesta gestão, pois acredito que este projeto em muito contribui para a formação de futuros cidadãos conscientes de seus direitos e deveres”, disse o autor do projeto e secretário de Governo, ex-vereador Leone Leal. Já o vice-prefeito, Toninho da Farmácia, que vê o projeto como uma fábrica de construir cidadãos, diz “sentir orgulho de estar representando o prefeito neste ato e espera que os vereadores mirins de hoje, possam no futuro serem políticos conscientes do seu papel na sociedade”.
O presidente da Câmara, professor Assis Manoel Pereira, ressaltou o apoio do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, no desenvolvimento do programa Vereador Mirim, bem como, a toda equipe de funcionários da Câmara Municipal, que trabalham direta ou indiretamente na execução do mesmo. Finalizando, o presidente acrescentou que o programa Vereador Mirim “vem servindo à juventude como agente medelador do seu espírito cidadão, formando jovens ativos, conscientes e preparados para o exercício pleno da cidadania e, consequentemente, para o futuro da política são-joseense”.
Os candidatos e vereadores mirins dos Colégios Estaduais, Afonso Pena, Chico Mendes, Barro Preto e Irmã Ambrósia, além da escola particular Milenium, estarão hoje, 13, na Câmara Municipal participando da mesma palestra proferida ontem.
As eleições que irão escolher os novos vereadores mirins estão chegando. Ela acontecerá no próximo dia 1º de junho, nas dependências de cada escola participante. Este ano 11 escolas participam do programa, cada câmara mirim elegerá nove candidatos, totalizando 99 novos vereadores mirins.


Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais