Eleição para mesa diretiva das Câmaras Mirins já encerraram
31-10-2007 10:48

A próxima etapa constituirá na realização de sessões ordinárias pelos vereadores mirins em suas respectivas instituições de ensino



Durante os meses de setembro e outubro foram realizadas as sessões de instalação e Posse da legislatura 2007/2009 e a eleição das mesas diretivas das Câmaras Mirins, junto aos estabelecimentos de ensino participantes do programa Vereador Mirim, mantido pela Câmara de Vereadores por meio da Escola de Cidadania.




A primeira instituição de ensino a realizar o evento foi a escola particular Mundo Novo, a qual aderiu ao programa neste ano, e o encerramento aconteceu no Colégio Estadual Guatupê. As sessões de instalação e a eleição das mesas diretivas aconteceram de acordo com cronograma pré-estipulado pela coordenação.




A posse nas escolas é uma festividade da comunidade escolar, que conta com o apoio do Poder Legislativo Municipal. Para a ocasião são convidados autoridades e familiares dos alunos eleitos como vereadores mirins, além de todo o corpo docente e administrativo das escolas. Os vereadores são-joseenses estiveram prestigiando as sessões realizadas nas instituições de ensino, mostrando a importância do desenvolvimento deste programa para a formação dos jovens, os quais poderão ser os futuros representantes do povo.




A partir de agora, os vereadores mirins eleitos em junho e empossados durante solenidade realizada na Câmara de Vereadores começam a realizar as sessões ordinárias em suas respectivas Câmaras Mirins, além de acompanhar os projetos apresentados pelos vereadores do município. Segundo o coordenador geral do programa, professor Luis Carlos Marques, também estão previstas a realização de sessões ordinárias dos vereadores mirins no plenário principal da Câmara de Vereadores, local onde são realizadas as sessões oficiais dos vereadores são-joseenses. “Esta ação tem como objetivo motivar os participantes, além de aproximar os vereadores mirins dos seus representantes”.




Durante o desenvolvimento das atividades relacionadas ao programa a integração dos jovens é relevante, levando-os a participar e a contribuir efetivamente com a comunidade a qual estão inseridos. Nesse processo os estudantes têm a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento e a importância do Poder Legislativo, além de participar de ações práticas que contribuem para a sua formação política e cidadã.




Atualmente mais de 17 mil alunos de 14 instituições de ensino estão envolvidos. O programa conta com a participação dos colégios estaduais: Silveira da Motta, Barro Preto, Irmã Ambrósia Sabatovich, São Cristóvão, Chico Mendes, Padre Antonio Vieira, Afonso Pena, professora Angelina Annamaria C. do Prado, Maria Vidal Novaes, Tiradentes, Guatupê e Lindaura Ribeiro Lucas, além das escolas particulares Mundo Novo e Milenium.




As instituições de ensino interessadas em participar do Vereador Mirim devem entrar em contato com a Escola de Cidadania, através dos telefones (41) 3299-6522 ou 3299-6500. A Câmara de Vereadores fica na rua Veríssimo Marques, 699 – Centro (próximo da praça do Verbo Divino).

Jornalista: Franciele Stoco Ulson


Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais