Eleição para Vereadores Mirins movimenta escolas
12-03-2009 12:02

O programa Vereador Mirim do Legislativo são-joseense aumenta o número de instituições de ensino participantes


Alunos de escolas públicas e privadas de São José dos Pinhais se preparam para a próxima eleição dos Vereadores Mirins, que será realizada dia 25 de Junho. Este ano, o programa Vereador Mirim, desenvolvido pela Câmara de Vereadores, conta com a participação de 15 instituições de ensino.

O novo coordenador do programa, Luiz Keep, informa que já esteve reunido com Carlos Roberto Agulham do Ciee, representantes da Promoção Social de São José dos Pinhais, diretores e professores membros das instituições interessadas no Programa. Na ocasião, discutiram as diretrizes que nortearão o trabalho dos vereadores mirins, confirmaram a data da próxima eleição, bem como foram firmadas novamente as parcerias com o Ciee e a Promoção Social, órgãos responsáveis pela realização de cursos como informática, oratória e cidadania, destinados aos alunos das escolas participantes do programa.

Em outra reunião, realizada com integrantes do Tribunal Regional Eleitoral TRE/PR, ficou renovado o compromisso daquele órgão em dar suporte para as eleições mirins, com palestras e o empréstimo das urnas eletrônicas, bem como o acompanhamento das eleições, apuração e diplomação dos vereadores mirins eleitos.

Está confirmado, para esse ano, a participação das escolas estaduais do Guatupê, Padre Antônio Vieira, Irmã Ambrósia Sabatovich, Maria Vidal Novaes, Tiradentes, Silveira da Motta, Afonso Pena, Barro Preto, Chico Mendes, Lindaura Ribeiro Lucas, São Cristóvão, Mundo Novo, Angelina Maria Consolo do Prado (Caique) e Unidade Polo, além da instituição particular Millenium.

O programa Vereador Mirim, em funcionamento desde 2003, tem como objetivo proporcionar uma maior integração entre a Câmara e a comunidade escolar, levando ao estudante o conhecimento do real papel do Poder Legislativo, dentro do contexto social em que ele vive, contribuindo assim, com a sua formação política e cidadã. É destinado às escolas públicas e particulares do município, abrangendo alunos de 5º a 8º séries do Ensino Fundamental e Médio.
Para atingir o objetivo do programa, é criada uma Câmara Municipal Mirim em cada estabelecimento escolar, aonde são desenvolvidos os mesmos trabalhos e atividades da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, proporcionando aos alunos a vivência Legislativa.



Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais