Eleições para Vereador Mirim movimentam escolas de São José dos Pinhais
17-06-2011 18:46

O Programa Vereador Mirim, da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, realizou, nessa quarta-feira (15), uma de suas etapas mais importantes: as eleições para gestão 2011/2013. O processo mobilizou, nas oito escolas da rede estadual de ensino que participam do programa, cerca de 15 mil alunos, entre candidatos e eleitores.

Durante todo o dia, alunos, professores e funcionários da Câmara organizaram o processo, dessa forma, as eleições transcorreram de maneira tranquila, sem maiores imprevistos. Participam do programa, este ano, os colégios estaduais Irmã Ambrósia Sabatovich; Professora Lindaura Ribeiro Lucas; Chico Mendes; Zilda Arns; Costa Viana; Unidade Pólo; Guatupê e Ipê. Em cada escola se candidataram, em média, trinta alunos, sendo que nove serão eleitos em cada unidade de ensino.

Para a diretora do Colégio Estadual Unidade Polo, Otília Scherner, as eleições são um exercício de cidadania. “Desde a escola as crianças devem aprender o que é política e, já que ainda não podem votar, temos com o Vereador Mirim uma ótima oportunidade dos alunos aprenderem na prática, exercendo seus deveres e cobrando seus direitos”, afirmou. A candidata, também do colégio Unidade Polo, Millene Larissa da Silva, demonstrou seu interesse em ajudar a escola e a comunidade. “Quero ser vereadora mirim para reivindicar, principalmente, mais segurança para o trânsito nos arredores do colégio”, declarou.

O programa Vereador Mirim, instituído pela Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais, através da resolução nº 18 de 12 de Dezembro de 2002, cria em cada escola uma Câmara Municipal Mirim, onde são desenvolvidos diversos trabalhos, proporcionando aos alunos vivências legislativas. Os objetivos principais do programa são: promover a integração da Câmara com a comunidade escolar, proporcionar aos estudantes o conhecimento do papel do poder Legislativo dentro do seu contexto social, além de formar cidadãos ativos e participativos, conscientes e preparados para o exercício pleno da cidadania.

As eleições para Vereador Mirim são realizadas de dois em dois anos, obedecendo ao mesmo processo eleitoral das eleições oficiais, inclusive com o apoio e participação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná – TRE/PR. A apuração dos votos acontece nesta quinta-feira (16) e a lista com os eleitos será divulgada na próxima sexta-feira (17), no site do Legislativo.


Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de São José dos Pinhais

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais