Em noite especial Sebastião Souza Cortes recebe homenagem
07-03-2006 23:40

Um dos moradores mais ilustres deste município recebeu ontem, dia 07, no plenário da Câmara Municipal, o Título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais. O homenageado Sebastião Souza Cortês, hoje com 86 anos, além de sua brilhante carreira profissional, é um dos responsáveis pelo desenvolvimento da área de comunicação social em São José dos Pinhais, quando em 1975 fundou o jornal “A Folha de São José”, e também um dos idealizadores do Museu Municipal Atílio Rocco.
Por ser uma pessoa carismática, honesta e muito culta conquistou, ao longo da sua vida, muitos amigos e admiradores, que na sua maioria compareceram a solenidade de entrega do Título, prestigiando o mais recente cidadão honorário são-joseense. Autoridades, como o prefeito municipal, Leopoldo Meyer, deputado estadual, Francisco Buhërer, secretários municipais e membros da sociedade local também se fizeram presentes.
A proposição da homenagem foi dos vereadores Carlos Machado e Assis Manoel Pereira, este último presidente da Câmara Municipal e condutor da sessão solene. Os vereadores Donizete Fraga, Carlos de Castro, Marcos da Vidofer, Walder Mulbak e Tarcisio Klettemberg participaram da sessão solene como forma de agradecimento e reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município por Sebastião Souza Côrtes.
O vereador Carlos Machado, orador da solenidade relembrou um pouco da vida do homenageado dizendo: “Sebastião Côrtes passou parte de sua juventude em União da Vitória, atrás de melhorias em sua vida profissional, lá foi nomeado Delegado do Censo e trabalhou na Agência de Estatística da Prefeitura Municipal de Marechal Mallet. Em 1945, ano em que sua primeira filha nasceu, Maria Catharina – a colunista Kátia Côrtes – ele e sua esposa retornam para São José dos Pinhais. Nesta época começou seu trabalho na área administrativa da Base Aérea, atual Aeroporto Internacional Afonso Pena”.
Ainda, conforme Carlos Machado, o casal recebeu a graça de mais dois filhos, Admar José e Gracia Maria – mãe do jornalista e atual Secretário Municipal de Governo, Aldrian Fernando Cortês Matoso. Em 1955, Sebastião participou do concurso do Governo do Estado, sendo aprovado em 1º lugar, e passando a ocupar o cargo de Coletor da Agência de Rendas que abrangia os municípios de São José dos Pinhais, Mandirituba, Agudos do Sul e Tijucas do Sul. Um ano mais tarde foi Chefe de Seção e Fiscal do Tesouro do Estado. Nesta época nasce mais um filho, Paulino Siqueira Côrtes Neto, advogado atuante de nossa cidade.
Continuando, o vereador disse que, de 1975 a 1987, Sebastião faz sua labuta no jornal que fundou no município nomeado “A Folha de São José”.Ele foi também idealizador do Museu Municipal Atílio Rocco, juntamente com Ernani Zétola e com o Lions Aeroporto. Ato este de suma importância para a preservação da história de São José dos Pinhais.
“Hoje, com seus 86 anos Sebastião Souza Cortês, é um homem culto, honesto, conhecido e amado pela esposa, filhos, netos, bisnetos, tataranetos, irmã, sobrinhos e amigos, o qual continua nos trazendo alegria, felicidade e muitos exemplos de vida. É grande merecedor da honraria de Título de Cidadão Honorário pelos relevantes serviços prestados a comunidade são-joseense e, através deste título, o legislativo do município e os demais moradores externam seus agradecimentos a este exemplar cidadão, destacando o reconhecimento e a homenagem”, finalizou o vereador.
Ao final da homenagem, familiares e amigos demonstraram todas as sua emoções através de abraços e cumprimentos ao homenageado Sebastião Souza Côrtes. Cidadão este que jamais será esquecido, pois sua trajetória de vida faz parte da história de progresso econômico e, principalmente cultural, deste município.

Jornalista Nara Moreira – 07/03/2006


Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais