Em noite memorável, Victor Hogan recebe Título de Cidadão Honorário deste município
13-11-2006 18:42

Nesta sexta-feira (10), a Câmara Municipal de São José dos Pinhais foi palco de uma das mais emocionantes solenidades já realizadas pela aquela Casa de Leis. O protagonista da noite foi o empresário e artista plástico, Victor Alfredo Hogan, que recebeu o título de Cidadão Honorário do município, proposto pelo vereador Donizete Fraga, também vice-presidente da Câmara.




Sua trajetória de vida, relatada pelos oradores da solenidade, comoveu a todos os presentes, principalmente pelo seu espírito humanitário e de perseverança na luta para se tornar um dos maiores empresário desta cidade.




Prestigiaram a sessão solene, conduzida pelo presidente do poder Legislativo, Assis Manoel Pereira, a esposa do homenageado, Mafalda Becker, seus filhos Federico, Maria Emilia, Patrício Cristian Ricardo e Tomas, demais familiares e amigos. Também estiveram presentes o prefeito Municipal, Leopoldo Meyer, o presidente da Aciap, Julio Canestraro e outras autoridades municipais. Compareceram ainda os vereadores Carlos de Castro, Prof. Walder Mulbak, Marcos da Vidofer, Jairo Melo, Ailton Fenemê e Tarcisio Klettemberg.




O vereador Donizete, orador oficial pela Câmara Municipal, bastante emocionado, falou da pessoa do homenageado e da sua vida profissional, relatando inclusive o amor de Victor pelas artes. Segundo suas palavras, Hogan fez uma brilhante carreira profissional em Buenos Aires, na Argentina, local onde nasceu, em 1941, e residiu até 1985. Formou-se Técnico Mecânico e Engenheiro Eletromecânico nos anos de 1959 e 1966, respectivamente, em Buenos Aires. Victor Hogan também possui grande afinidade com a área de saúde, tendo cursado Medicina durante três anos, não se formou, entretanto fez parte do Instituto de Engenharia Biomédica de Buenos Aires, onde lá desenvolveu, junto com uma equipe, o primeiro marca passo cardíaco de demanda, sistema que é utilizado até hoje.




Ainda, conforme Donizete, na área da Mecânica, Hogan se especializou em Hidráulica, Construção de Máquinas e Ferramentas e Retificação de Superfícies, com isso, teve a oportunidade de estagiar na Romênia, Itália e Espanha. Amante das artes, durante esse período, fez cursos de pintura humana na Romênia e na Itália, ocasião em que visitou importantes galerias de artes. No período de 1973 e 1985, ele foi sócio e diretor da Normatic Retificadoras de Buenos Aires, e logo após, o homenageado veio para o Brasil.




Continuando, o orador salientou que em 1986, o homenageado fundou a Normatic Indústria e Comércio de Maquinas Ltda, em São José dos Pinhais, empresa que atualmente é especializada em tratamentos térmicos de peças metálicas. “Por ser imigrante, Hogan enfrentou muitas dificuldades para iniciar sua vida empresarial na sua chegada ao Brasil, mas com a sua tenacidade e perseverança, tornou-se um grande e conceituado empresário, além de conhecido artista plástico, devido a sua sensibilidade e amor as artes. Começou a pintar há 30 anos por hobby e não parou mais. Hoje, o nosso homenageado afirma que nunca comercializou uma obra sua, pois todos os seus ídolos, que tentaram viver das artes, morreram pobres e miseráveis”.




Finalizando, o vereador acrescentou que, dentro da sociedade são-joseense, Victor exerceu um papel importante de ajuda social no Lyons Clube, chegando a ser presidente, e que, atualmente ocupa o cargo de tesoureiro geral da ACIAP. Ele também desempenha outras atividades fora do município, sendo o atual diretor do Sindimetal Paraná, e vice-presidente executivo da FIEP (coordenador geral para São José dos Pinhais), além de participar do Rotary Clube Cidade Industrial de Curitiba.




Representando a classe empresarial, fez uso da palavra o presidente da ACIAP, Julio Canestraro, que também é amigo pessoal do homenageado, considerando como um irmão. Julio fez questão, em sua fala, de ressaltar a luta de Victor Hogan para se firmar como empresário em São José dos Pinhais. “É com satisfação estarmos aqui hoje para prestarmos essa homenagem. Depois de tantas dificuldades Você é um vitorioso, tanto na sua vida particular como na sua vida empresarial, e merecedor de todo o reconhecimento das pessoas aqui presentes e de todos aqueles que fazem parte do seu convívio”, reafirmou Canestraro.




Também usaram da palavra o vice-prefeito, Toninho da Farmácia e o prefeito Municipal, Leopoldo Meyer, os quais fizeram deferências ao grande ser humano e empresário, Victor Hogan.




Por outros momentos de emoção, durante a solenidade, foram responsáveis os artistas musicais, que com um excelente repertório de musicas, encantou a todos.




Já em seu discurso, o mais novo cidadão Honorário relatou seu inicio de vida na cidade e lembrou dos grandes amigos que lhe estenderam a mão, bem como daqueles que ainda fazem parte do seu convívio. Ao terminar, Victor declarou um soneto de sua autoria, fazendo menção ao valor da amizade.




Encerrando a sessão solene, o presidente da Câmara, vereador Assis, cumprimentou Victor Hogan pelo seu ingresso na galeria honorífica desta cidade, ressaltando a importância do trabalho e da contribuição do homenageado para a história e desenvolvimento de São José dos Pinhais.


Jornalista Nara Moreira | 10/11/2006





Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais