Em solenidade especial Câmaras Mirins encerram as atividades de 2004
23-12-2004 17:15

Devido ao sucesso do programa Vereador Mirim, a Câmara Municipal criou também a Escola de Cidadania, inclusive com o lançamento, nesta solenidade, do site www.escoladecidadania.com.br, que engloba ainda os programas Visitas Orientadas e o Fala Cidadão.

Com a finalidade de registrar o sucesso do programa Vereador Mirim e promover uma confraternização entre as escolas participantes e a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, foi realizada, nesta quarta-feira (15), no plenário Segismundo Salata daquela Casa de Leis, uma sessão especial de encerramento das atividades anuais das Câmaras Mirins, implantadas em onze estabelecimentos de ensino do município.
Conduzida pelo presidente do Legislativo são-joseense, vereador Cezar Franco (PP), o evento contou ainda com as presenças do vice-presidente, vereador Leone do Rocio Leal (PTB) - autor do projeto que criou o programa Vereador Mirim, presidentes e membros das Câmaras Mirins, alunos, coordenadores e diretores das Escolas, além de convidados e pais dos vereadores mirins.
Durante a solenidade vários acontecimentos marcaram a ocasião. Entre eles os depoimentos dos representantes de cada Câmara Mirim, falando da importância do programa nas suas vidas, da experiência, do aprendizado e do conhecimento adquirido. Também, em suas falas, foram unânimes em solicitar a continuidade do Programa. A esse respeito, a diretora do Colégio Estadual Silveira da Motta, professora Izaura Serrato, que falou em nome de todas as demais diretoras presentes, ressaltou a contribuição do programa na conscientização dos alunos da importância do exercício da cidadania e da democracia participativa. “O programa Vereador Mirim, foi uma grata surpresa e que em muito pode ajudar a juventude no seu desenvolvimento como cidadão, inclusive tornando-a mais responsável. Sugerimos que, para o próximo ano, devido ao interesse dos alunos, fossem previstas palestras com psicólogos, pedagogos e outros profissionais, abordando vários temas, como com referência ao mal causado pelo uso das drogas”, acrescentou a professora Izaura.
O presidente da Câmara, vereador Cezar Franco também salientou o êxito do programa, que demonstrou ser possível a colaboração entre a instituição escolar e os diferentes atores sociais, cooparticipando da construção da ordem democrática da sociedade brasileira. “As escolas foram nossas grandes parceiras neste empreendimento, souberam perceber a relevância deste programa como instrumento, como uma ferramenta de grande valia para auxiliar os nossos jovens a melhor compreender o mundo contemporâneo”, completou Franco.
Em razão do programa Vereador Mirim ter provado que pode contribuir para a formação de um cidadão que integre a sociedade de forma consciente, solidária e crítica. Segundo ainda, Cezar Franco, com a certeza da continuidade do mesmo, a Câmara Municipal desenvolveu um proposta mais ampla e abrangente, concretizada através da criação, neste ano, da “Escola de Cidadania”, que engloba, além do programa Vereador Mirim, os programas Visitas Orientadas e Fala Cidadão. A “Escola de Cidadania”, dispõe de uma espaço, na Câmara, com biblioteca, computadores com acesso a internet, e outros equipamentos destinado ao uso por alunos e comunidade.
Aproveitando a oportunidade, a Câmara Municipal fez o lançamento da nova página da entidade na internet (www.escoladecidadania.com.br), destinada ao público jovem. Desta página constam os três programas da Câmara e material de cunho explicativo, podendo ser acessada por todos. Outra novidade foi a distribuição de material de apoio e divulgação dos programas Vereador Mirim, Visitas Orientadas e Fala Cidadão, através de um audio-visual e cartilhas.
No encerramento da solenidade, tanto o presidente Cezar Franco, quanto o vereador Leone Leal, parabenizaram à todos os vereadores mirins pelo excelente trabalho desenvolvido, pais presentes, pelo apoio dado aos seus filhos e aos diretores, coordenadores e professores por terem acreditado no programa e contribuído, de forma absoluta, para o sucesso do mesmo.

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais