Escola da Cidadania é novidade no Poder Legislativo
21-05-2004 20:31

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais está implantando um novo espaço em suas dependências, denominado Escola da Cidadania. O local contará com uma biblioteca e computadores com acesso a Internet, para atender os programas Vereador Mirim, Fala Cidadão e Visitas Orientadas, implantados pelo poder legislativo com o objetivo de aproximar o órgão da comunidade, contribuindo também com a formação da cidadania dos são-joseenses.
Alunos, professores e diretores das escolas Estaduais Silveira da Motta, Chico Mendes e Padre Antonio Vieira conheceram o novo espaço, na última quinta-feira (13), e elogiaram a presidência da Câmara pela iniciativa. Além de atender os estudantes, a sala poderá ser requisitada para reuniões de diretores e professores das escolas, conforme sugestão das diretoras dos colégios visitantes.
Os alunos das escolas Silveira da Motta, Chico Mendes e Padre Antonio Vieira participaram também nesse dia da sessão especial promovida pela Câmara Municipal para entrega das proposições das Câmara Mirins dessas escolas. O presidente mirim, Paulo Nilman Morais e Silva, do Silveira da Motta, entregou as indicações pedindo a realização de uma gincana recreativa/cultural e a criação de um programa de apoio e manutenção de grupos de dança e teatro. Além disso esta câmara mirim apresentou o primeiro projeto de lei entre os participantes do programa Vereador Mirim. O projeto de lei nº 01, estabelece o plantio de ervas medicinais e arborização naquele Colégio. O legislativo são-jossense estuda a possibilidade de criar uma nova lei estendendo o pedido para os demais estabelecimentos escolares.
O presidente mirim do colégio Chico Mendes, Douglas Reinaldin Boeno, entregou um requerimento aprovada pelos vereadores mirins daquele colégio, através do qual convida o secretário Municipal de Meio Ambiente, Espartano Tadeu da Fonseca para participar da próxima sessão mirim para prestar informações e responder perguntas sobre a preservação do meio ambiente. Já a indicação apresentada pelo presidente Douglas, pede ao poder Executivo que interceda junto a secretaria Estadual de Educação, para que seja feita a cobertura da quadra esportiva do colégio Chico Mendes.
A câmara mirim do colégio Padre Antonio Vieira, cujo presidente mirim é Luiz Guilherme da Silva, apresentou quatro indicações solicitando pavimentação do pátio, mesa para a prática de xadrez, construção de cancha poli-esportiva e instalação de mastro para o momento cívico.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Cezar Franco (PP), os trabalhos apresentados pelas câmara mirins estão comprovando que o objetivo do Programa Vereador Mirim, de autoria do vereador Leone do Rocio Leal (PTB), está se concretizando. “As propostas apresentadas até o momento, por nove câmara mirins, demonstram o interesse dos jovens na busca de soluções para os problemas da sua comunidade e do seu ambiente estudantil. Isto mostra também o interesse dos jovens em participar das decisões que afetam a sua comunidade, num verdadeiro exercício da cidadania e, nós da Câmara Municipal, estamos dando encaminhamento aos órgãos competentes de todos os pedidos até agora realizados, bem como acompanhando a sua efetivação”, disse o presidente do Legislativo.



Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais