Escolas Afonso Pena e Milenium realizam sessão de Posse - Vereador Mirim
25-08-2005 20:20

A Escola Milenium é a única instituição de ensino da rede privada são-joseense participante do programa vereador mirim

As sessões de instalação da legislatura 2005/2006 e a eleição das mesas diretivas das Câmaras Mirins estão sendo realizadas nas instituições de ensino participantes. Das 11 escolas que integram o programa, cinco já realizaram o evento. A Escola Estadual Afonso Pena e a Escola Milenium, esta última da rede privada de ensino foram as duas últimas escolas a realizarem a sessão até agora.
Cada escola participante elegeu no último dia 1º de junho, nas suas instalações, nove candidatos. A eleição contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, que disponibilizou urnas eletrônicas. Hoje (26), às 9h, acontece a sessão de instalação no Colégio Estadual Silveira Motta e segunda-feira (29), às 14h, no Colégio Tiradentes.


Afonso Pena
Os alunos eleitos na Escola Estadual Afonso Pena e empossados no último dia 19, em solenidade realizada na própria escola e com a participação dos vereadores Ailton Fenemê, Carlos de Castro e professor Walder foram: Crislaine Maciel, Daniele da Silva Cercal, Diego Gomes Moreira, Emanoel Felipe da Cruz, Fabiola de Souza Morini, Fernanda Klanovichs, Gilberto de Oliveira Junior, Juliana Gumiela e Laura Zattar Struiving.
Na ocasião, o vereador professor Walder, destacou que o futuro está nas mãos das crianças e que é preciso exercer a cidadania e resgatar a política no Brasil “quando o Legislativo aproxima-se da escola, ele está colaborando para que isso aconteça”, disse.
Prestigiaram também a solenidade que contou com a eleição da mesa diretiva da Câmara Mirim da citada escola, a diretora Vânia Mara Eckerman, corpo docente e adminstrativo, pais, alunos e os vereadores mirins da gestão anterior da instituição de ensino. Os vereadores mirins eleitos para ocuparem o cargo de presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário, por seis meses, foram: Emanoel da Cruz, Crislaine Maciel, Laura Z. Struing e Fernanda Klanonvichs, respectivamente.

Milenium
Já a sessão de instalação da Câmara Mirim da Escola Milenium e a eleição da mesa diretiva, aconteceram nesta segunda-feira (22), onde, na presença presidente do Legislativo, vereador professor Assis e do vereador Jairo Melo, assinaram o termo de posse como vereadores mirins, os alunos: Leopoldo Augusto Born, Cássio Giuseppe Romagnani, Rafael Fuças Lorenzi, Jéssica Ktasumi W. Toeda, Marcos Antonio Almeida Junior, Sara Rita Morais Storrer, Wagner Elias Teixeira, Welington Guaibern Souto Junior e Augusto Roberto Costa. A Escola Milenium, é a única instituição de ensino da rede privada de São José dos Pinhais participante do programa vereador mirim.
Os vereadores mirins eleitos para ocuparem a mesa diretiva da Câmara Mirim da Escola Milenium foram: Augusto Roberto Costa (presidente), Leopoldo Augusto Born (vice-presidente), Wagner Elias Teixeira (1º secretário) e Cássio Giuseppe Romagnani (2º Secretário).
Prestigiaram a sessão de instalação da Câmara Mirim da Escola Milenium, além do presidente do Legislativo, vereador professor Assis Manoel Pereira e o vereador Jairo Melo, a coordenadora do programa vereador mirim na escola, professora Elizabete Lobo da Silva, professores, pais, alunos e o ex-vereador são-joseense, Ivo Zarpelon.
Na oportunidade o vereador Jairo Melo, disse que o programa é um elo de ligação entre a comunidade e a Câmara e, o presidente do Legislativo, vereador professor Assis, comentou que tem recebido visitas de autoridades de outros estados em procuram de informações sobre os projetos realizados pela Câmara de São José dos Pinhais, “eles comentam que possuem dificuldade de interagir com a comunidade e que nós, através do programa vereador mirim, estamos conseguindo esta interação”. A coordenadora do programa vereador mirim, na Escola Milenium, Elizabele Lobo da Silva, destacou que o programa contribui com a parte pedagógica e ainda desenvolve a cidadania nos alunos.


Sessão de instalação da Câmara Mirim na Escola Milenium, contou com a presença dos vereadores professor Assis e Jairo Melo.







Vereadores mirins da Escola Milenium ao lado de pais, professores e do vereador Jairo Melo




Jornalista: Franciele Ulson


Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais