Escolas são convidadas a participar do Programa Vereador Mirim
04-03-2011 21:07

Coordenadores apresentaram Programa aos representantes escolares



Durante encontro realizado na Câmara Municipal, nesta sexta-feira (04), foi apresentado, a representantes de escolas são-joseenses, o Programa Vereador Mirim. Todas as etapas dos processos de candidatura, campanha, eleição e gestão dos vereadores mirins foram explicadas aos diretores e professores participantes com o objetivo de estimular a participação das instituições de ensino.

Estiveram presentes, na ocasião, além de representantes das escolas, o diretor geral da Câmara Municipal, Giovani de Souza; a coordenadora do Programa Vereador Mirim, Terezinha do Rosário e, representando todos os vereadores, Onildo dos Santos (PT).

Ao explanar sobre os objetivos e benefícios do Programa para a formação cidadã dos jovens, Giovani de Souza, destacou a importância de motivar os alunos a conhecerem e participarem da administração pública do município. “O Legislativo, através do Programa Vereador Mirim, tem tentado chamar a atenção dos jovens para que estes conheçam seus direitos e deveres e exercitem a plena cidadania”, afirmou.

Os professores também fizeram uso da palavra para sugerir melhorias, tirar dúvidas e aperfeiçoar os trabalhos realizados. Para Isabel Claudino Barbosa, coordenadora do Vereador Mirim do Colégio Estadual Irmã Ambrósia Sabatovich, o Programa tem sido bem aceito pelos jovens. “Os alunos e toda comunidade escolar envolvem-se no processo, além disso o colégio destaca-se perante o Poder Executivo ao reivindicar melhorias”.

Segundo o vereador Onildo, o trabalho dos eleitos auxilia os vereadores. “Procuro sempre acompanhar o Programa e acho o trabalho muito importante, afinal os vereadores não podem estar em todos os lugares ao mesmo tempo, e os alunos nos ajudam, trazendo reivindicações de suas escolas e comunidades”, explicou.

Ao fim da reunião, os participantes conheceram o novo laboratório de informática da Câmara, onde os vereadores mirins participarão de cursos voltados à sua formação.




Renata Teixeira Gomes



Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais