Exames oftalmológicos serão realizados em alunos da rede de ensino municipal
03-07-2013 17:22

A Câmara Municipal aprovou, na sessão ordinária dessa terça-feira (02), projeto de lei que institui a realização de exames oftalmológicos básicos nos alunos matriculados na rede municipal de ensino de São José dos Pinhais. A autoria é do vereador Luiz Paulo.

De acordo com o projeto, as equipes de saúde básica deverão promover treinamento dos professores ou funcionários dos centros de educação infantil e unidades escolares para a aplicação do teste nos estudantes. Realizado nas duas primeiras semanas do ano letivo, o teste poderá ser efetivado em parceria entre as secretarias de educação e saúde, sem qualquer cobrança aos examinados.

Os alunos que forem considerados reprovados nos exames oftalmológicos serão encaminhados às unidades de saúde básica do município para prescrição médica e, se necessário, recebimento gratuito de óculos. “Facilitar o acesso da criança a tais exames evitará que muitas delas, consideradas desatentas ou desinteressadas pelos estudos, tenham seu desenvolvimento escolar prejudicado por problemas de saúde de tão fácil resolução”, justificou Luiz Paulo.

Também como justificativa, o vereador alegou que a deficiência parcial de visão, nem sempre perceptível no âmbito familiar, é um dos graves problemas de saúde pública e uma das grandes causas da evasão escolar. “Como a escola é um dos principais colaboradores da família no desenvolvimento das crianças, muitas vezes ela é a primeira a detectar que o problema de saúde visual está dificultando o aprendizado e rendimento escolar do aluno”, disse.

O projeto, aprovado em dois turnos, segue para análise e possível sanção do executivo.

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais