Falta de áreas públicas em cemitérios do município é preocupação do legislativo são-joseense
30-03-2005 19:00

A população menos favorecida financeiramente vem enfrentando mais um grave problema – a falta de áreas públicas para realizar o enterro de seus familiares.

Muitos são aqueles que têm procurado os vereadores da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, para solicitar auxilio no sepultamento dos seus entes queridos, devido os altos custos praticados pelas funerárias, e também para denunciar a falta de vagas públicas nos cemitérios do município.

Preocupados com esta situação e visando a solução do problema, todos os vereadores assinaram proposição, encaminhando ao Poder Executivo, solicitando disponibilizar novas áreas e ampliar as já existentes, de caráter público, sob a sua tutela, destinadas ao sepultamento de pessoas de menor poder aquisitivo.

Justificando o pedido, os vereadores esclarecem que aqueles que não possuem local para sepultar os seus entes queridos, são obrigados a procurar os serviços terceirizados, que na sua maioria apresentam preços proibitivos, variando de R$ 2.500,00 a R$ 5.000,00, por gavetas particulares e que são aceitos, forçosamente, devido o momento de infortúnio dessas pessoas, que acabam pagando bem mais, incluindo outros serviços funerários, como caixão, véu, coroa, e outros.

Outra informação é a de que, hoje, não existem, nos cemitérios de São José dos Pinhais e muito menos nos públicos, qualquer tipo de doação, apenas empréstimos por 05 anos, isto quando há vagas disponíveis.

Os vereadores esperam sensibilizar o poder Executivo, para que atenda a essa demanda e proporcione à população carente um pouco mais de alento, pois essas já enfrentam várias adversidades no seu cotidiano.

Jornalista Nara Moreira


Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais