Fundador do primeiro supermercado de SJP recebe título de Cidadão Honorário
05-07-2006 20:16

A solenidade realizada na Câmara Municipal contou com a presença de autoridades do Poder Executivo e Legislativo, amigos, familiares e funcionários do homenageado.

O presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, juntamente com o atual diretor técnico da CODEP, Leone do Rocio Leal, proponentes da homenagem, em 2004, entregaram nesta terça-feira, durante sessão solene, realizada no Plenário Segismundo Salata, o título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais, ao senhor Pedro Palanick, fundador do primeiro supermercado do município. Esse título é um reconhecimento público dado, por meio da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, às pessoas que contribuem efetivamente para o desenvolvimento da sociedade na qual estão inseridas.
A solenidade reuniu convidados, familiares e funcionários do homenageado, além de autoridades do Poder Legislativo e Executivo, como os vereadores Donizete Fraga, Carlos de Castro e professor Walder Mulbak, o prefeito e o vice-prefeito de São José dos Pinhais, Leopoldo Meyer e Toninho da Farmácia, respectivamente, além do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Auro Luis Ferreira de Paula.
Os autores da honraria, em seus respectivos discursos, destacaram o espírito empreendedor do homenageado, o qual escolheu o município para investir. “Eu sempre digo que tenho muito orgulho em morar em São José dos Pinhais, um município pujante, o qual detém a terceira maior economia do Estado. Porém, digo também, que São José dos Pinhais não conseguiu este status por acaso. Homens como o sr. Pedro Palanick, contribuíram para que isso tornasse realidade”, disse o vereador Assis Manoel Pereira.
Exatamente em 1972, Pedro Palanick, veio residir em São José dos Pinhais. Neste mesmo ano, na Rua XV de Novembro, inaugurou o supermercado Leão, o qual mais tarde veio a chamar-se Galeão, o qual permanece até hoje no mesmo local. Além de empreendedor, Pedro Palanick, tem consciência da sua responsabilidade social, lembra Leone Leal.
“Atualmente o supermercado Galeão conta com aproximadamente 100 funcionários, sendo que sua grande maioria foi contratada sem experiência, ou seja, Pedro Palanick valoriza o primeiro emprego, além de desenvolver atividades humanitárias, pouco vista no meio empresarial”, enfatiza Leone. Em seu discurso, o proponente falou ainda sobre a trajetória do mais novo cidadão honorário de São José dos Pinhais, citando o nome da esposa, Stela, dos filhos Ricardo e Fernanda, não esquecendo dos filhos do coração.
Emocionado, Pedro Palanick, agradeceu o título, enfatizando a necessidade de criar oportunidade para todos, especialmente à camada menos favorecidas. O prefeito Leopoldo Meyer parabenizou o empresário e lembrou a importância do trabalho que desenvolve em São José dos Pinhais.


Jornalista: Franciele Ulson

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais