Hoje, 23, prefeito Leopoldo Meyer sanciona Lei que cria no município o “Dia do Desbravador”
23-04-2008 11:29

A nova Lei homenageia integrantes do Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista do 7° Dia e foi proposta pelo vereador prof. Assis Manoel Pereira, através do projeto de Lei nº 580.

O prefeito Municipal, Leopoldo Meyer, estará esta noite na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, as 19hs30, sancionando o projeto de Lei nº 580, de autoria do vereador prof. Assis Manoel Pereira, que institui no calendário oficial do município o “Dia do Desbravador”, a ser comemorado nesta data.

Conforme o vereador prof. Assis, a criação deste dia é para homenagear os integrantes do Clube dos Desbravadores da Igreja do 7º Dia, os quais se destacam pelo brilhante trabalho que desenvolvem em São José dos Pinhais.

Anualmente, nesta data, explica Assis, será realizada sessão especial, quando serão homenageados os Desbravadores que se destacarem em cada Clube existente no município. “A indicação do homenageado será efetuada pelo Clube a que pertencer o Desbravador, devendo ser relacionadas as ações que o mesmo realizou para receber tal honraria”, acrescentou o vereador.

Para a solenidade desta noite foram convidadas várias autoridades municipais, integrantes da comunidade e membros da Igreja Adventista do 7º Dia.

DESBRAVADORES

Os Desbravadores são meninos e meninas de 10 a 15 anos, de diferentes classes sociais, raças e religiões. Eles integram o Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista do 7° Dia e cumprem os requisitos das classes e especialidades.
Reúnem-se uma vez por semana, onde aprendem a desenvolver seus talentos, habilidades e o gosto pela natureza. Realizam ordem unida e desenvolvem atividades manuais, além de combaterem o uso do fumo, do álcool e das drogas.

CLUBE DOS DESBRAVADORES

É um programa espiritual e recreativo destinado aos jovens, visando o seu desenvolvimento físico, mental e espiritual e tem, entre outras, as seguintes atividades:
a) Comunitária - é o envolvimento do Clube com a comunidade, por meio da prestação de serviços como arrecadação de alimentos e roupas, campanhas de vacinação, limpeza de ruas e praças da cidade;
b) Missionária - é quando o Clube procura levar a paz de Cristo às pessoas. Envolve programas em hospitais, asilos, orfanatos, etc.;
c) Exposição/Feira - é um grande encontro onde o Clube expõe suas criações e seus trabalhos para a comunidade;
d) Desfile - é a participação do Clube em desfiles da semana da pátria, com demonstrações de ordem unida e fanfarra, ou em outras atividades de interesse da comunidade ou da Igreja;
e) Acampamento - normalmente dura um final de semana e ensina os desbravadores como amar a Deus e a natureza que Ele criou, bem como sobreviver a situações difíceis, e conviver com outras pessoas;

ORIGEM DO CLUBE DOS DESBRAVADORES

A Igreja Adventista do 7° Dia sempre se preocupou com os jovens e com a intenção de encontrar atividades positivas para satisfazer as necessidades da juventude adventista, alguns membros da Igreja começaram a organizar, no início de 1907, um clube para eles, embora sem um programa unificado. Clubes experimentais surgiram nessa época, como, os Escoteiros Missionários e os Boys Pals, todos nos Estados Unidos da América.

O nome “Desbravador” foi usado pela primeira vez num acampamento, em 1929 e o Programa do Clube dos Desbravadores foi reconhecido oficialmente em 1950. O primeiro Clube dos Desbravadores da América Latina foi criado em Lima - Peru, em 1955.

No Brasil, os primeiros Clubes dos Desbravadores iniciaram suas atividades em 1959, em Santa Catarina, na cidade de Lageado Baixo, e em São Paulo, na cidade de Ribeirão Preto.

O Clube dos Desbravadores conta hoje com 2.000.000 (dois milhões) de participantes, distribuídos por 167(cento e sessenta e sete) países. No Brasil, são 3.000 (três mil) clubes, com 124.570 (cento e vinte e quatro mil quinhentos e setenta) participantes, sendo 10.000 (dez mil) no Paraná. Em São José dos Pinhais são aproximadamente 400 (quatrocentos) participantes, distribuídos por 07 (sete) Clubes.


Jornalista Nara Moreira

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais