Hoje, 03 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
02-12-2009 15:42

Para falar sobre o tema, esteve na Câmara Municipal o presidente da ADF de São José dos Pinhais, Vilson Marques

Com o objetivo de falar sobre a data comemorativa, bem como a razão da sua criação, esteve na Câmara Municipal, durante sessão ordinária dessa quinta-feira, 01, o presidente da Associação das Pessoas com Deficiência de São José dos Pinhais, Vilson Marques. Na ocasião, ele aproveitou também para fazer um breve relato da história de fundação da ADF são-joseense e dos trabalhos que a entidade realiza.

Em 2009, segundo Marques, o tema do Dia Mundial das Pessoas com
Deficiência é: “Celebrando o empoderamento através da independência, da inclusividade e de escolha” (sic). O tema é voltado para os direitos humanos e a participação das pessoas com deficiência em todas as áreas da sociedade. “Tínhamos preparado várias atividades para a Semana de Sensibilização da Sociedade São-joseense, conforme prevê Lei Municipal aprovada em 2007, mas por problemas burocráticos não poderão ser concretizadas, mas o foco principal, que é a inclusão da pessoa no trabalho, isto sim será realizado”, acrescentou.

Ainda, conforme o presidente da ADF, em parceria com a Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais, Câmara Municipal e Secretaria Municipal de Industria, Comércio e Turismo, será realizado, no dia 12 de dezembro, nas dependências do Poder Legislativo, o primeiro mutirão de emprego para pessoas com deficiência. Empresas como Auto Viação São José, Keiper do Brasil, Operativa, Nossa RH, Everest RH e Renault vão disponibilizar mais de cem vagas. Durante todo o dia serão feitas entrevistas, entrega de curriculum e as famílias das pessoas com deficiência poderão se divertir com brincadeiras como: piscina de bolinhas, cama elástica, distribuição de algodão doce e outros divertimentos. O evento conta ainda com o apoio do vereador Joel Almeida, que disponibilizou sua equipe de trabalho para ajudar no dia do evento, bem como com produção de materiais.

Ao encerrar sua fala Vilson Marques disse que “estamos caminhando para a efetivação de políticas públicas de inclusão social, mas o caminho é árduo. No momento é necessário a união de forças da sociedade, dos Poderes Legislativo e Executivo, além da interferência do Poder Judiciário para garantir os direitos já conquistados, mas que ainda não foram colocados em prática”, ressaltou.

Ele também afirmou “para que estas garantias sejam realmente colocadas em prática e possamos ter voz ativa, é de fundamental importância a realização da Conferência das Pessoas com Deficiência e a consequente criação do Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Neste contexto, o envolvimento das pessoas com deficiência assume o papel de ser indutor das transformações sociais, visando caminhar para uma sociedade inclusiva”, finalizou Marques que, ainda, agradeceu todo o apoio da Câmara de Vereadores, seja através de projetos de Lei ou atendendo reivindicações da classe.


Jornalista Nara Moreira

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais