Homenagem ao ex-prefeito Luis Carlos Setim lota plenário da Câmara Municipal
04-05-2006 19:36

Entrega do Título de Vulto Emérito ao ex-prefeito Setim se transforma em noite de lembranças e comemorações especiais.



Em noite de solenidade, as dependências do legislativo são-joseense tornaram-se pequena para abrigar amigos, autoridades, funcionários públicos, representantes de entidades organizadas da sociedade e familiares do ex-prefeito Luiz Carlos Setim, que neste dia 02 (terça-feira) recebeu o Título de Vulto Emérito de São José dos Pinhais.

O título, uma das honrarias mais importantes concedida pela Câmara Municipal, foi proposto pelos vereadores Carlos Machado, Carlos de Castro, José Vieira e Assis Manoel Pereira, com apoio unânime dos demais membros da Câmara Municipal, como forma de reconhecer o papel relevante de Luiz Carlos Setim no processo de desenvolvimento econômico e industrial deste município, principalmente à frente da administração da prefeitura municipal e como empresário desta cidade.

Entre as autoridades presentes estavam o presidente da Câmara Municipal, Assis Manoel Pereira, que conduziu a solenidade, o prefeito Municipal, Leopoldo Meyer, o deputado Estadual, Francisco Bührer e os vereadores Carlos Machado, Carlos de Castro, Donizete Fraga, Jairo Melo, Joel Almeida, Walder Mulbak, Tarcisio Kletemberg e vereadora Lúcia Stoco, além de secretários municipais, representantes de várias outras entidades, tanto da iniciativa privada como pública, amigos, familiares e membros da sociedade local.

O reconhecimento da comunidade e as palavras proferidas pelas autoridades presentes, falando do amigo, companheiro e do grande empresário e administrador público emocionaram o homenageado e a todos os presentes. Momentos esses que tornaram o evento num acontecimento muito especial. Contribuíram também, para abrilhantar ainda mais o ato solene, a apresentação do Coral Melodia e dos musicistas Marise e Fernando, que com suas habilidades artísticas despertaram sentimentos de amizade, carinho e admiração.

O vereador Carlos Machado, orador oficial, relembrou em seu discurso a trajetória de vida do homenageado: Luiz Carlos Setim nasceu em São José dos Pinhais, em 02 de maio de 1944, filho de Ângelo Setim e Elvira Vaccari Setim. Formou-se em Direito na Faculdade Curitiba de Direito em 1968 e em Administração de Empresas na Faculdade Católica de Ciências Econômicas do Paraná, em 1970. Casou-se em 1967 com a Professora e Cientista Social Neide Maria Zétola Ferraz, com quem tem três filhos, Ângelo, Sandro Almir e Luciana, que lhes deram três netos, Sandro Filho, Thiago e Matheus.

Setim tornou-se líder classista, presidindo o Sindicarne – Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados no Estado do Paraná, entre os anos de 1983 e 1996. Foi também Vice-presidente da FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, entre 1989 e 2003. Também, fez parte do Conselho do Serviço Social da Indústria do Paraná-SESI-PR no período entre 1996 e 2003 e é Membro do Conselho Nacional de Pecuária de Corte. Sempre foi membro atuante de causas comunitárias, participando de Clubes de Serviço, Pastorais, Encontro de Casais, de Jovens e Entidades Sociais. Rotariano há 34 anos, presidiu o Rotary Clube São José dos Pinhais no biênio 1976/1977, ano em que foi iniciada a construção da Casa da Amizade.

Após 40 anos de trabalhos dedicados a empresas e à família, decide atuar diretamente nos destinos políticos de sua Cidade e de seu Estado, sendo eleito prefeito de São José dos Pinhais para a gestão 1997/2000, e reeleito para um segundo mandato que findou em 2004. Como prefeito, Setim realizou mais de 2.000 obras, levando o desenvolvimento a diversos locais do município. Entre estas realizações está a construção de escolas, postos de saúde, centros de promoção humana, asfaltamento e colocação de anti-pó em vias públicas, ciclovias e parques. As gestões de Setim como Prefeito foram marcados pelo resgate da credibilidade no homem público.
Durante a sua gestão, São José dos Pinhais tornou-se o segundo pólo automobilístico do país e a terceira maior arrecadação do Paraná. Apenas as indústrias automotivas criaram mais de mil empregos diretos, pois além das grandes montadoras, diversas empresas de serviços ou fabricantes de implementos e complementos automotivos instalaram-se em São José dos Pinhais. Como conseqüência destas ações, durante as gestões de Setim, 2.400 estabelecimentos comerciais e mais de 450 novas indústrias instalaram-se no município. Em virtude destes esforços, a Secretaria de Industria, Comércio e Turismo do município recebeu a certificação ISO9000. Porém, este desenvolvimento industrial não significou um abandono das atividades agrícolas, pelo contrário, o Prefeito Setim incentivou a diversificação e a alta produção da agropecuária.

As maiores realizações de Luiz Carlos Setim, no entanto, foram relacionadas com o bem estar dos cidadãos. Na Educação, São José dos Pinhais ficou entre as 52 cidades selecionadas entre mais de cinco mil municípios brasileiros para participar dos Programas Fundação Banco do Brasil e Instituto Ayrton Senna, além de receber o Prêmio Talento em Educação do Estado do Paraná. No setor de Promoção Social, foram criados oito Centros de Promoção Humana, que possibilitam a inserção social da população carente por meio de capacitação profissionalizante, que rendeu o Prêmio Omero Oguido de Promoção Social.
Luiz Carlos Setim, enquanto prefeito, realizou diversos programas esportivos envolvendo crianças, jovens adultos e pessoas de terceira idade, com a criação de 50 quadras poliesportivas e seis novos ginásios de esportes.

Outro diferencial do prefeito Luiz Carlos Setim foi realizar uma administração próxima do povo, na qual cada munícipe se sentia parte da equipe, atuando em conjunto pela melhoria de São José dos Pinhais. E esta proximidade dá à população de São José dos Pinhais orgulho das transformações ocorridas na cidade, pois mostra os cidadão como atores da História e construtores do futuro. “Por tudo, Luiz Carlos Setim é mais do que merecedor desta homenagem” finalizou Carlos Machado.
Nesse dia, Luiz Carlos Setim, também estava completando mais um ano de vida, motivo de lembrança e comemoração por todos os presentes e das autoridades que discursaram. Ainda, nessa data, o homenageado estava completando 50 anos de serviço.

Ao fazer uso da palavra, bastante emocionado, o homenageado agradeceu a todos, e depois de falar da sua entrada na política, da sua trajetória frente à prefeitura e da amizade e companheirismos que une o grupo que o ajudou a se eleger, Setim falou do aumento da sua responsabilidade perante a comunidade e o município, depois de receber o Título e ter-se transformado em Vulto Emérito de São José dos Pinhais. Finalizou agradecendo a Deus por mais um dia marcante em sua história de vida.

Jornalista Nara Moreira – 04/05/2006


Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais