Macaris do Livramento é o mais novo Cidadão Honorário de São José dos Pinhais
09-03-2015 20:20

A Câmara Municipal, em sessão solene realizada na noite dessa sexta-feira (06), concedeu Título de Cidadão Honorário ao ex-atleta e técnico de boxe, Macaris do Livramento. A homenagem foi concedida através da lei nº 2403/14, de autoria dos vereadores Aílton Fenemê, José Vieira, Onildo dos Santos e do presidente Sylvio Monteiro. Também estiveram presentes os vereadores Luiz Paulo, Luiz Monteiro, Doutor Ido e Tadeu Camargo.

Para o vereador Onildo, proponente que falou em nome dos demais, Macaris representa o município em diversos eventos, levando o nome de São José dos Pinhais ao país todo. “Além disso, ele e sua esposa, a pugilista Rosilete dos Santos, realizam trabalhos sociais que ajudam as famílias mais necessitadas, contribuindo sempre com a melhoria de vida do povo são-joseense da maneira que podem”, disse.

Também fizeram uso da palavra o secretário municipal de esportes, Thiago Buhrer; o representante do Clube Atlético Paranaense, Carlos Henze Junior e a esposa e atleta, Rosilete dos Santos. “Cheguei ao ponto mais alto do boxe graças à dedicação do Macaris. Não só como técnico, mas como marido e amigo, ele é uma pessoa a ser exemplo por sua sabedoria e história de vida”, afirmou Rosilete, que também contou um pouco da história de lutas e sacrifícios da dupla em nome do esporte.

Após receber as homenagens através dos discursos e de vídeos que mostraram seu trabalho social e esportivo e a consideração dos amigos e da sociedade, Macaris agradeceu o reconhecimento e emocionou-se ao falar sobre sua infância difícil. “Apesar de tudo sempre fui muito feliz, pois minha história foi escrita com garra e determinação e é isso que tento passar aos meus atletas”, disse. Macaris também falou sobre o Centro de Excelência do Boxe, que será inaugurado em abril e atenderá crianças e adolescentes carentes no contraturno escolar.

Biografia

Macaris Antunes do Livramento nasceu em Santa Catarina em 26 de março de 1960. Paranaense de coração há muito tempo, mora em São José dos Pinhais desde 2005.

Como atleta profissional conquistou, em 1996, o cinturão da Comissão Mundial de Boxe; o título de Campeão das Américas em 1995 e Brasileiro em 2002. Foi o número um do ranking brasileiro por vários anos e lutou até os 46 anos, somando assim, 105 vitórias em 110 lutas como profissional da categoria médio-ligeiro.

Embora aposentado dos ringues como atleta, Macaris atua como técnico da pugilista e esposa, Rosilete dos Santos. Com Rosilete ele disputou, em 2008, o Título Mundial de Boxe Feminino na Alemanha. Em 13 de setembro do mesmo ano eles conquistaram o título Mundial da WPC – Comissão Mundial de Pugilismo.

Macaris sempre desempenhou atividades sociais. Entre 2010 e 2011 ministrou aulas de boxe gratuitamente para crianças carentes do colégio Leonilda Ravaglio no bairro Braga. Promove eventos esportivos beneficentes a fim de arrecadar alimentos para ajudar famílias mais necessitadas do município. Desde 2012, Macaris também realiza o Natal Solidário, com arrecadação de presentes e brinquedos para crianças de bairros mais carentes de São José dos Pinhais, além de ter prestado solidariedade nas enchentes que atingiram a região do Rio Pequeno, em 2013. Macaris e sua esposa, Rosilete, também promovem todo ano o evento Futebol da Solidariedade, com a participação de astros no esporte, revertendo a renda em prol da APAE – SJP.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 09.03.2015

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais