Mari Temperasso solicita programas sociais do estado para Borda do Campo
25-09-2013 20:24

A vereadora Mari Temperasso tem conhecido, nos últimos dias, vários programas sociais desenvolvidos pelo governo do estado. Com a intenção de implantá-los no município, em especial na região da Borda do Campo, a vereadora convidou a assessora técnica da secretaria estadual da família e desenvolvimento social, Rosane Maciel, para conhecer locais que necessitam de tais programas.

A visita, realizada durante esta quarta-feira (25), iniciou-se no Centro da Juventude do bairro, onde os jovens têm acesso a bens culturais e artísticos, além de participação de atividades esportivas e formação profissional. Logo após, Rosane conheceu a Escola Rural Onofre Soares, no Jardim Libanópolis, que é mantida com recursos da Associação de Amigos que, recentemente por intermédio da vereadora, tornou-se de utilidade pública municipal.

Acompanhada da presidente da associação, Sônia Dias, e da diretora, Anice Cury, a representante do estado inteirou-se das necessidades da escola, que é a única da região e atende cerca de 180 crianças de ensino infantil e fundamental. Segundo Anice, a escola já passou por diversas crises e, por pouco, não fechou suas portas. “A presença de alguém do governo é importante, pois mostra que, de alguma maneira, o olhar do estado está voltado para nós. O momento ainda é de dificuldade e nós gostaríamos muito de poder manter o ensino e as atividades de contraturno”, disse Anice.

Outro problema apontado pela diretora é a falta de colégios na região, o que favorece a evasão escolar. “A partir do 5º ano muitos alunos acabam desistindo dos estudos porque não têm condições de se deslocarem até a escola mais próxima, que fica no centro da Borda, ou seja, distante do Libanópolis”, afirmou Anice que também destacou a condição social dos estudantes, muitos pertencentes a famílias em condição de risco social.

A vereadora Mari Temperasso demonstrou interesse em levar ao espaço oficinas profissionalizantes e programas sociais. “A escola já tem dificuldades em se manter, então, para implantarmos projetos precisamos também de recursos humanos e materiais. Acredito que o apoio e conscientização dos pais ajudam na melhoria das condições escolares e, com certeza, com a intermediação da secretária Fernanda Richa, iremos trazer novidades a esta comunidade”, disse.

Rosane Maciel também visitou o Colégio Estadual Tiradentes, onde conversou com diretores e professores e conheceu os problemas do local, principalmente de infraestrutura. “Parabenizo o trabalho de todos que lutam por essa comunidade e agradeço o convite da vereadora Mari. Estou sensibilizada com o trabalho realizado nessas instituições e com certeza vamos levantar demandas e angariar os recursos necessários para instalação de programas que irão ajudar a todos”, concluiu Rosane.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais