Novos Vereadores Mirins são diplomados
02-09-2011 18:42

72 alunos de oito escolas do município foram eleitos para gestão 2011-2013


Após as diversas fases vencidas, como formação de partidos, campanha, palestras, eleição, os Vereadores Mirins eleitos para gestão 2011-2013 foram recebidos na Câmara Municipal para sua diplomação. Os 72 alunos das oito escolas do município participantes do programa foram diplomados pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e pelo Legislativo em cerimônia na tarde dessa quinta-feira (01).

Compareceram, na ocasião, os vereadores professor Assis Manoel Pereira (PSDB), professor Walder Mulbak (DEM), Mari Temperasso (PSDB), Toninho da Anderson (PP) e Onildo dos Santos (PT); a representante do TRE e Chefe de Cartório em exercício, Marli Terezinha Juk; o secretário municipal de promoção social, Leone Leal; professores, diretores e coordenadores dos colégios participantes, além de amigos e familiares dos novos Vereadores Mirins.

A Banda Marcial de São José dos Pinhais, sob a regência do maestro Jefferson Mauda, também participou da cerimônia executando canções em homenagem aos Vereadores Mirins e suas escolas. Os presentes assistiram, ainda, a um vídeo com as fotos de todos os processos realizados nas escolas até o momento.

Em clima de comemoração, os alunos demonstraram sua satisfação por poderem contribuir com suas escolas e comunidades. Para Létícia Carvalho, vereadora mirim do Colégio Estadual Costa Viana, que falou em nome de todos os eleitos, o programa é uma referência para estudantes e sociedade. “Temos a oportunidade de conhecer e entender as funções dos três poderes, em especial do Legislativo. Este é um grande começo para nos tornarmos cidadãos ativos e conscientes, ajudando a melhorar a vida em sociedade”, disse Létícia.

Também fez uso da palavra à diretora do Colégio Estadual Guatupê, Maria Eunice da Silva, representando os diretores, professores e coordenadores das escolas envolvidas. “Todos os anos participamos do programa, pois acreditamos na importância da participação política e na inserção crítica dos nossos alunos na sociedade”, declarou. Por sua vez os vereadores presentes também fizeram sua saudação parabenizando os diplomados e o criador do Programa Vereador Mirim, Leone Leal.

Ao encerrar a sessão solene, o presidente da Casa, professor Assis esclareceu a preocupação dos vereadores com a juventude. “O que mais nos preocupa é o jovem, a criança. Nesta gestão não poderíamos deixar de dar continuidade ao programa, que é de extrema importância à comunidade escolar. Tentamos ao máximo atingir os objetivos traçados sendo hoje, mais uma etapa cumprida”, finalizou Assis, agradecendo as escolas participantes e desejando boa sorte aos Vereadores Mirins.

Participam desta legislatura os colégios estaduais: Costa Viana, Chico Mendes, Guatupê, Ipê, Irmã Ambrósia Sabatovich, Professora Lindaura Ribeiro Lucas, Unidade Polo e Zilda Arns. A próxima etapa será a posse dos eleitos em suas escolas, além de eleição das mesas diretivas das Câmaras Mirins.

Programa Vereador Mirim

O programa Vereador Mirim, instituído pela Câmara Municipal de São José dos Pinhais, através da resolução nº 18 de 12 de Dezembro de 2002, cria em cada escola uma Câmara Municipal Mirim, onde são desenvolvidos diversos trabalhos, proporcionando aos alunos vivências legislativas.

Os objetivos principais do programa são: promover a integração da Câmara com a comunidade escolar, proporcionar aos estudantes o conhecimento do papel do poder Legislativo dentro do seu contexto social, além de formar cidadãos ativos e participativos, conscientes e preparados para o exercício pleno da cidadania.

Toda a escola localizada no âmbito do município pode participar do programa. Os alunos que concorrem as eleições têm entre doze e quatorze anos. O próximo processo de eleição ocorrerá em 2013. Para mais informações as escolas podem entrar em contato com a Câmara através do número 3299-6595.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais