Onildo e Luiz Paulo participam de reunião com secretário estadual de segurança
27-03-2013 19:39

Vereadores representaram a Câmara Municipal no encontro que pediu a substituição do local onde se encontra a delegacia da polícia civil de São José dos Pinhais.

Os vereadores Luiz Paulo e Onildo representaram a Câmara Municipal de São José dos Pinhais em reunião, na manhã desta quarta-feira (27), com o secretário estadual de segurança, Cid Vasques. Os participantes solicitaram a substituição da delegacia civil do município que, atualmente está localizada na região central.

A população da cidade vem sofrendo, há anos, com a localização da delegacia –Rua Norberto de Brito, em frente ao supermercado Condor -, pois, a carceragem não tem a infraestrutura necessária para custodiar presos além do tempo necessário. Por esse motivo, o local sofre de superlotação e as fugas são constantes. O que piora a situação é o fato de a delegacia estar funcionando em área residencial e não existir segurança suficiente para evitar fugas e motins. Além disso, os policiais civis têm sido desviados de suas funções para vigiar presos e transportá-los às audiências ou atendimento médico, o que prejudica o trabalho de investigação criminal.

De acordo com o vereador Onildo, é necessária uma ação organizada e planejada para resolver o problema definitivamente. “É com mobilização organizada que iremos resolver esta questão, não queremos simplesmente tirar a delegacia do centro, mas, sim encontrar um destino adequado a ela. Por isso, formamos esta comissão que contempla os poderes legislativo, executivo e sociedade civil”, disse.

O município pretende, através da secretaria de segurança, firmar parceria com o estado para desapropriação e doação da área, se necessário, e execução do projeto arquitônico. O secretário estadual de segurança pública, Cid Vasques, mostrou-se estar a par da situação da delegacia de São José dos Pinhais. “Sabemos que a situação está precária, mas este trabalho tem que ser feito passo a passo, a prioridade é retirar a carceragem do local. A participação de diversos núcleos é muito importante pois, assim conheceremos as reais necessidades da sociedade”, afirmou Vasques. O secretário também anunciou a aprovação de verba oriunda do governo federal para abertura de mais cinco mil vagas em presídios do Paraná.

Estavam presentes na reunião, além dos vereadores Onildo e Luiz Paulo, o deputado estadual Douglas Fabrício; os representantes do Conseg (Conselho de Segurança), Paulo Mendez e José Carlos Mendes; o vice-presidente da OAB subseção de São José dos Pinhais, Jaiderson Rivarola; o vice-presidente da ACIAP, Luiz Cesar Schlipake; o secretário municipal de segurança, Adriano Mühlstedt e o representante do Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), Dilermando Eleutério.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais