Patrimônio abandonado
26-07-2004 18:10

A prova de que um dos patrimônios históricos de São José dos Pinhais está abandonado se deu na última terça feira (04/05), quando o prédio da antiga Câmara Municipal, que já vinha se deteriorando pela ação dos cupins, foi invadida por marginais. Esses elementos acabaram promovendo um incêndio em um dos comodos. O tablado onde ficava a Mesa Diretiva pegou fogo e devido a ação rápida dos bombeiros o incêndio não se alastrou por todo o patrimônio. O prejuízo só não foi maior porque não atingiu cerca de 600 carteiras novas, da Secretaria de Educação, que estão provisoriamente guardadas naquele estabelecimento.

Desde que o Legislativo se mudou, em fevereiro 2003, para a sua sede própria, ao lado da praça missionário do Verbo Divino, aquele prédio está totalmente desativado. No seu interior, o abandono pode ser visto por todos os lados, desde o teto, paredes e chão. O descasso é tão grande que desocupados dormiam no local há alguns dias.

O assunto foi levantado pelo vereador Nedson Karan (PMDB) e muito comentado pelo demais membros do Legislativo na última sessão e todos lamentaram o descasso com um dos principais patrimônios históricos do município. Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Cezar Franco (PP), é preciso, com urgência, dar um novo destino ao prédio , que além de ser um bem público, é uma patrimônio do município. “ Como o prédio sempre foi a casa do povo, a melhor atitude é transformar aquele local em outro estabelecimento voltado ao bem estar dos cidadãos são-joseenses.

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais