Pe. José Aparecido, da Borda do Campo, recebeu o Título de Cidadão Honorário de SJP
25-07-2006 12:24

Vereadora Lucia Stoco oficializou o Título de Cidadão Honorário do Padre José Aparecido.


Cerimônia realizada na Paróquia Rainha da Paz reuniu centenas de paroquianos, autoridades e amigos do homenageado

A vereadora Lucia Stoco homenageou neste domingo (23), durante sessão solene realizada na Paróquia Rainha da Paz, o padre José Aparecido, com a entrega do título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais. O evento realizado após a missa contou com a participação de representantes de todas as capelas pertencentes à paróquia. Participaram ainda da solenidade autoridades, fiéis e amigos do homenageado.
A homenagem ao religioso foi em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos por ele na área social e nas comunidades em que serviu. “Esta homenagem representa o reconhecimento da comunidade pelo brilhante trabalho desenvolvido pelo eclesiástico”, afirmou a vereadora. O homenageado foi um dos criadores das cozinhas comunitárias na região da Borda do Campo, as quais atendem as pessoas carentes do bairro.
O padre José Aparecido, que desde 1999 está à frente da Paróquia Rainha da Paz, na Borda do Campo, assumiu o Capelão do Governo do Estado, da Assembléia Legislativa, do Tribunal de Justiça e da reitoria da UFPR, e no domingo a comunidade também realizou uma missa de despedida. Ex-assessor eclesiástico do Movimento de Irmãos, atualmente é dirigente espiritual da Associação de Caridade Santa Rita de Cássia, presidente da Fundação Educacional Itaqui e administrador-coordenador da Ação Social do Estado do Paraná.
Ao proferir a saudação, a vereadora Lucia Stoco destacou a importância do padre José Aparecido para São José dos Pinhais, “ícone de caridade e amor ao próximo, o qual sempre está envolvido em atividades em prol dos menos favorecidos”, lembrando que com seu dinamismo, ele cativa e emociona os fiéis com seu discurso inteligente. “Na Paróquia Rainha da Paz, sua função foi reconhecida por todos, onde conduziu seus paroquianos pela fé, esperança e caridade” destacou.
Filho de Maria Suzana Leocádio Pinto e José Pinto, aos 26 anos, iniciou sua preparação religiosa. Fez o noviciado no Seminário dos Frades Dominicanos e, sendo seminarista, atuou na paróquia Sagrados Corações Ulange, Paróquia Santo Antonio, na Capela São Domingos e em nível nacional na coordenação da Pastoral Vocacional dos Frades Dominicanos e como Ecônomo dos Frades Dominicanos, na Província Italiana.
Depois de ordenado em 1993, foi pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Maria e da Paróquia Santo Antonio da Boa Vista, em Curitiba, e, no município de Lapa, vigário paroquial, sendo reconhecido pelo trabalho que desenvolveu junto a comunidade.
Nascido na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo/SP, onde permaneceu até concluir o 2º Grau. Padre José é formado em Teologia pelo Sthudium Theológico e licenciado em filosofia pela PUC-PR.
O homenageado agradeceu a vereadora Lucia Stoco e ao Poder Legislativo pela honraria e disse estar muito feliz pela homenagem, ressaltando que ela só foi possível graças à contribuição de todos que sempre estiveram a seu lado.
O prefeito Leopoldo Meyer, em sua fala, destacou o trabalho desenvolvido pelo pe. José, ressaltando sua dedicação.
Compareceram à cerimônia o prefeito Leopoldo Meyer, o vice-prefeito Toninho da Farmácia, o deputado estadual Francisco Bührer, a secretária de Promoção Social, Rita de Cássia Meyer, o secretário de Educação, Imar Augusto, o chefe da casa militar da Governadoria, tenente coronel Anselmo, na ocasião representando o Governador Roberto Requião, membros da Fundação Itaqui e os vereadores Donizete Fraga, Carlos de Castro, professor Walder e o presidente do Legislativo, Assis Manoel Pereira e comunidade.

Jornalista: Franciele Ulson

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais