Polêmica na Câmara Municipal de São José dos Pinhais
29-04-2004 18:28

Debate sobre a Construção do Centro de Detenção Provisória no município de São José dos PInhias deixou o plenário da Câmara Municipal lotado de manifestantes contra a obra

A discussão sobre a construção de um Centro de Detenção Provisória (CDP) em São José dos Pinhais causou, hoje (22/04), muito tumulto na sessão ordinária da Câmara Municipal. Os deputados estaduais Ratinho Júnior (PPS), que é contra a implantação do CDP, e Francisco Büher (PSDB), que apoia o projeto, estiveram presentes na sessão, através de um requerimento, com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos vereadores sobre a criação do CDP.
Segundo o deputado Francisco Büher, a construção da CDP em São José dos Pinhais tem como finalidade principal contribuir com a segurança pública do município. “ São José dos Pinhais é o maior município da região metropolitana e precisa urgente resolver a questão de desativação do Cadeião, que hoje, abriga cerca de 140 detentos, sendo que a capacidade é de 40. O Governo pretende construir no Estado cerca de dez centros de detenção e muitos municípios estão lutando para isso, mas através do apoio do Governador, São José dos Pinhais teve o privilégio de ser o primeiro”, diz, acrecentando que é necessário ter coragem e responsabilidade para criar uma CDP segura para a população. “Precimos dar um passo para frente, se este centro de detenção diminuir um pouco da criminalidade, já ficarei feliz”, conclui.
Para o deputado Ratinho Júnior, a criação de um centro de detenção no município além de não resolver o problema de segurança pública, vai trazer muitos pontos negativos para o município, pois além de abrigar os infratores de todo o estado, causando insegurança para a população local, poderá afetar a imagem de São José dos Pinhais perante empresários que talvez deixem de investir no município. “ A maioria dos lugares que hoje possuem CDP não resolveram o problema de segurança da região, e hoje todas estão superlotadas”, diz.
O presidente da Câmara, vereador Cezar Franco (PP), afirmou que o interesse do legislativo é solucionar o problema de segurança pública do município e para isso, irá ouvir a opinião da população sobre a construção do Centro de Detenção Provisório. “ Este legislativo vai realizar uma audiência pública para discutir ainda mais sobre o assunto, e por está razão solicita a participação da população e dos dois deputadores estaduais, para tentar definir uma posição sobre este assunto tão importante para o municpio e para os cidadãos são-joseenses”, finaliza.

Jornalista Responsável Ana Lúcia Alge

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais