População diz não ao CDP
26-07-2004 18:49

Mais de mil cidadãos são-joseenses participaram da consulta popular com relação a implantação ou não de um Centro de Detenção Provisória (CDP) na região do Guatupê, em São José dos Pinhais. As urnas de votação, onde foram recolhidas as opiniões da população durante quatro dias, foram abertas na última sexta-feira (04/06). O resultado demonstrou que a maioria da comunidade não quer a criação do CDP na região. Dos 1198 votos depositados nas seis urnas direcionadas a consulta , cerca de 84% registraram opinião contra a implantação do CDP e 16,2% a favor.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal , vereador Cezar Franco (PP) a consulta popular representou um fato inédito no município, afinal antes de tomar qualquer decisão sobre o assunto, o Legislativo primeiramente procurou saber a opinião da população, reafirmando o compromisso de aproximar e respeitar a opinião dos cidadãos são-joseenses. “ O resultado das urnas vai orientar os vereadores na hora da votação sobre a implantação ou não do CDP na região do Guatupê”, acrescenta o presidente. Para Carlos de Castro (PFL), um dos vereadores que representa a região do grande Guatupê, local onde está previsto a implantação do CDP, o resultado refletiu diretamente a vontade da população. “ O povo manifestou o que todos estão sentindo”, diz. Já segundo o chefe de gabinete do vereador Sérgio Buka (PL), Ozório João Delmonego a consulta popular teve suma importância na sociedade pois proporcionou condições à população de opinar sobre o futuro do município.
Processo
A opinião da população foi recolhida através do programa “ Fala Cidadão”, já implantado no Legislativo, aonde por meio de urnas itinerantes, cédulas próprias para consulta e livro de presença para registro dos participantes, os cidadãos opinam sobre a implantação ou não do CDP na região do Guatupê.
As urnas e os votos foram abertos na presença do presidente do Legislativo, vereador Cezar Franco (PP), vereadores Carlos de Castro (PFL), Marcos da Vidofer (PP), Devenir Vieira da Silva (PDT), o chefe de gabinete do vereador Sérgio Buka (PL), Ozório João Delmonego e membros do corpo administrativo da Câmara.

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais