Presidente do Conselho Municipal do Trabalho usou a tribuna
26-07-2004 18:15

O presidente do Conselho Municipal do Trabalho, João Teixeira da Cruz, esteve presente no Legislativo Municipal na última sessão (11/05) após solicitar o uso da palavra. Na ocasião, ele falou sobre os problemas na questão do emprego e ressaltou a importância de solucioná-los. “ Assim como foi criado o programa fome Zero é preciso que exista também um similir voltado para o Desemprego Zero”, acrescenta.

Aproveitando o momento, o presidente trouxe ao Legislativo números alarmantes do município divulgados pelo Ipardes no último censo de dezembro de 2002. Dos 220.488 habitantes do município de São José dos Pinhais, cerca de 21,8 % estão abaixo da linha de pobreza e o número de desemprego no mesmo período chegou a 16.332.

Para proporcionar maior reflexão sobre a questão de geração de emprego, João Teixeira trouxe informações veiculadas no programa roda viva da TV Cultura no dia 22/02/99, onde o Ministro da Agricultura Francisco Turra, mencionou que com um milhão de reais o país pode gerar 279 empregos na Zona Rural, ou seja, para cada emprego gerado na indústria é possível gerar 22,85 empregos na agropecuária. Hoje para conseguir um emprego na indústria brasileira, o país gasta cerca de R$ 80.000, sendo que o mesmo emprego gerado na Agropecuária custa em média R$3.500. “ Está comprovado que quem mantem o Brasil é o campo”, diz.

Ainda com o objetivo de debater sobre a importância de solucionar o problema do desemprego no município, João Teixeira, deixou uma cópia para os vereadores das proposta que o Conselho Municipal do Trabalho possui sobre como gerar empregos a baixo custo. Entre elas estão o projeto de manutenção permanente de ruas, passeios e terrenos, que a partir de um cadastro de desempregados do prórpio bairro ou proximidades, sendo considerada a situação social da família, seria empregado a mão de obra na roçada, retirada de lixos, reparos de calçadas, galerias pluviais e esgotos, com material e supervisão da própria Prefeitura Municipal.

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais