Produtores de orgânicos recebem certificação
28-09-2005 20:52

Alimentos saudáveis, produzidos sem agressões ao meio ambiente e sem agrotóxicos, têm encontrado grande receptividade junto à população — esse é o principal fator de sucesso da agricultura orgânica em São José dos Pinhais. Nesta sexta-feira (23), oito agricultores que cultivam este tipo de produto no município receberam certificação. A entrega dos certificados aconteceu na Secretaria de Agricultura e Abastecimento e contou com a presença de autoridades do Executivo, Legislativo e de representantes do Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar e Emater.
O certificado é expedido pela Tecpar, que realiza minuciosa análise dos produtos, os quais não pode conter nenhum resíduo de agrotóxico. “Com esta especificação as hortaliças produzidas por estes produtores passam a ter o selo orgânico”, explica o secretário de Agricultura e Abastecimento, Osmar Fogiatto, que valorizou a seriedade do trabalho desenvolvido pelos produtores.
Na ocasião, o presidente do Legislativo, vereador prof. Assis Manoel Pereira, comentou sobre os produtos convencionais e os orgânicos e, destacou a importância do cultivo sem agrotóxicos. “Com esta certificação e com o trabalho de vocês, além de estarem contribuindo com a saúde da população, vocês estão também preservando o meio ambiente”, disse.
Já o vice-prefeito do município, Antonio Fenelon (Toninho da Farmácia), comentou que a produção de orgânicos vem de encontro ao trabalho da atual administração, a qual quer deixar a cidade cada vez melhor, proporcionando aos munícipes ainda mais qualidade de vida. O vice-prefeito parabenizou ainda, a iniciativa da secretaria de Agricultura e a população que irá consumir estes produtos.
Receberam a certificação os produtores: Arlindo Brugnerotto e Vicente de Paula Lisevski, da Faxina, Hisaschi Furuie e Thiago Schwonka, da Contenda, Luiz Gastão Junior, de Campo Largo da Roseira, Marco Antonio Prado dos Santos – Cotia, Tânia Galvão - Acioly e o produtor Ivair da Cruz.
A produtora Tânia Galvão, em nome do grupo, falou sobre o trabalho que vem sendo realizado nos últimos três anos - tempo mínimo exigido para que o solo seja descontaminado. “Ao longo dos últimos anos estamos trabalhamos bastante, mas esperamos que o caminho que vamos trilhar a partir de agora, com a certificação, seja ainda maior. Queremos produzir mais e vender mais”, comemora.
Agricultores interessados em participar do grupo de produtores de orgânicos devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, através do telefone 3381-5823, com Roseli Prado.


Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais