Professor Abelino pede melhorias em ciclovias do município
16-09-2014 16:03

Após a morte do ciclista Silvano Alves Pereira de Souza, 35 anos, em São José dos Pinhais na última quinta-feira (11), o vereador Professor Abelino fez uso da palavra em tribuna, durante a sessão ordinária desta terça-feira (16), para comentar o caso e solicitar melhorias nas pistas exclusivas para bicicletas do município. Silvano, que estava voltando do trabalho, foi atropelado por um ônibus ao tentar desviar de um buraco na ciclovia e desequilibrar-se.

De acordo com Abelino, os vereadores apresentaram, desde o início desta gestão, 123 indicações pedindo melhorias e manutenção das ciclovias. “O progresso da mobilidade urbana é uma luta antiga nossa e, talvez, esta fatalidade sirva de incentivo para ações urgentes do poder público”, disse. Ele ainda pediu maior atenção das secretarias de obras e urbanismo para o problema. “Não podemos perder mais vidas em decorrência do péssimo estado das ciclovias. Temos que dar condições ao trabalhador de ir e vir através deste meio”.

Ele ainda divulgou, na ocasião, ofício enviado pela Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu convidando os são-joseenses a participarem do Dia Mundial sem Carro, a ser realizado no próximo dia 22 de setembro. “O objetivo é estimular a reflexão do uso excessivo de automóveis e explorar formas alternativas de mobilidade”, disse o vereador.

Ao finalizar, Abelino alertou para um novo golpe que está sendo aplicado na cidade: o do seguro DPVAT. Segundo o vereador, os parentes do ciclista morto foram procurados, horas após o acidente, por falsos advogados que tentaram resgatar o seguro em nome da família. Outros vereadores também declararam conhecer casos parecidos ocorridos na cidade.



Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 16/09/2014

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais