Programa Vereador Mirim da Câmara Municipal serve de exemplo para outras cidades
06-04-2004 18:25

PROGRAMA VEREADOR MIRIM DA CÂMARA MUNICIPAL SERVE DE EXEMPLO PARA OUTRAS CIDADES

Estiveram procurando a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Rolf Zornig e Roberto Ballico, assessores do vereador de Matinhos-Pr, Gustavo Pock, interessados em conhecer o programa Vereador Mirim, implantado no município ano passado. À procura de projetos educacionais, voltados ao exercício da cidadania, junto ao Tribunal Eleitoral do Paraná, os assessores tiveram como indicação o programa Vereador Mirim são-joseense como exemplo.
De acordo com Rolf e Roberto, o programa Vereador Mirim foi muito elogiado pelo TRE, como forma de conscientizar e preparar os jovens para exercerem a sua cidadania. Os assessores ressaltaram ainda, que a Câmara de Matinhos está interessada em desenvolver projetos nessa área e que a indicação do Tribunal do programa Vereador Mirim, pelas informações obtidas, vai de encontro aos objetivos do legislador daquele município.
Os visitantes foram recebidos pelo vereador Leone do Rocio Leal, autor do projeto Vereador Mirim, e o responsável pelo desenvolvimento do mesmo junto a Câmara, prof. Luis Carlos. Os interessados receberam todas as informações necessárias, bem como documentos referentes ao programa.
O programa Vereador Mirim já foi implantado em 11 escolas do município, sendo 9 públicas e 2 particulares, e abrange alunos da 5º a 8º séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Ele prevê a criação de uma Câmara Municipal Mirim em cada estabelecimento escolar. Ali são desenvolvidos os mesmos trabalhos e atividades da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, proporcionando aos alunos a vivência Legislativa.
O vereador Leone Leal, na ocasião, reafirmou a importância do programa para a formação de cidadãos ativos e conscientes, preparados para o exercício pleno da cidadania e, conseqüentemente, para o futuro da política são-joseense. “O programa já vem atingindo o seu objetivo maior que é promover a integração entre a Câmara Municipal e as escolas, com a finalidade de proporcionar aos estudantes o conhecimento do real papel do Poder Legislativo dentro do contexto social em que ele vive”, acrescentou o Leal.


Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais