PROGRAMA VEREADOR MIRIM É AMPLIADO: ELEIÇÕES VEM AÍ
11-03-2005 13:16


Eleições mirins terão todo o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná

Este ano o Programa Vereador Mirim, da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, contará com 11 escolas participantes e envolverá um universo de 14 mil alunos.

Com a finalidade de aprimorar o desenvolvimento do programa, estiveram reunidos, nesta quarta-feira (09), no poder legislativo são-joseense, com funcionários da Câmara Municipal, diretores e coordenadores do programa junto as escolas. Na ocasião houve trocas de experiências, discussões de estratégias de atuação e da data das próximas eleições para vereadores mirins, está última ainda a ser confirmada.

O presidente da Câmara, vereador Assis Manoel Pereira, e membros do Núcleo Regional da Secretaria de Educação e do Tribunal Regional Eleitoral, também participaram do evento. Mais uma vez o TRE/PR, dará todo o suporte no que se refere as eleições mirins, disponibilizando treinamentos para mesários e eleitores, além de urnas eletrônicas e realizar a diplomação dos vereadores eleitos.

O programa Vereador Mirim, é destinado as escolas públicas e privadas do município, abrangendo alunos da 5º a 8º séries do Ensino Fundamental e Médio e prevê a criação de uma Câmara Municipal Mirim em cada estabelecimento escolar.

Aderiram ao Programa, em 2005, as escolas estaduais do Guatupê, Padre Antonio Vieira, Irmã Ambrósia Sabatovich, Maria Vidal Novaes, Tiradentes, Silveira da Motta, Afonso Pena, Barro Preto, Chico Mendes e Lindaura Ribeiro Lucas, além do estabelecimento particular Millenium.

Nestes locais serão desenvolvidos os mesmos trabalhos e atividades da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, proporcionando aos alunos a vivência legislativa. Esse programa, que foi um sucesso no ano passado, é um importante instrumento para a compreensão da democracia participativa, servindo à juventude como agente modelador do seu espírito cidadão.

O programa foi implantado em 2004, visando uma maior integração entre a Câmara Municipal e as escolas, com a finalidade de proporcionar aos estudantes o conhecimento do real papel do Poder Legislativo dentro do contexto social em que ele vive, contribuindo assim, com a sua formação política e cidadã. Segundo informações do presidente da Câmara, vereador Assis Manoel, muitas das reivindicações e sugestões dos vereadores mirins, foram acatadas pelo poder Legislativo e encaminhadas aos órgãos competentes.


Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais