Programa Vereador Mirim em constante aperfeiçoamento
02-05-2006 19:12

O Programa Vereador Mirim da Câmara Municipal de São José dos Pinhais há tempos está atraindo a atenção de vários órgãos institucionais do nosso Estado, bem como de estudantes e profissionais que se interessam por educação e cidadania.

Desta vez, após assinar um acordo de cooperação recíproca com o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná – CIEE/PR, o legislativo são-joseense, através do Programa Vereador Mirim, esteve reunido, sexta-feira, dia 28, com os diretores das escolas participantes do referido programa.

As informações e objetivos desta nova parceria foram repassadas para a direção das instituições escolares estaduais, possibilitando maior participação dos alunos em vários cursos oferecidos pelo CIEE/PR. Os cursos facilitam o aperfeiçoamento profissional dos estudantes e a preparação para estes futuros participantes do mercado de trabalho. As escolas estaduais participantes do Programa Vereador Mirim deverão marcar horário para assistir as palestras que serão proferidas dentro da Câmara Municipal, no espaço Escola da Cidadania, e terão um ônibus disponibilizando o transporte para tais eventos. Os vereadores mirins de cada escola terão prioridade para assistir às aulas, porém indicarão mais alunos para participar. Estudantes que já tiverem mais de 16 anos poderão ser indicados ao cadastro no CIEE, ingressando no mercado de trabalho.

Esteve presente o vereador professor e presidente do legislativo, Assis Manoel Pereira, ressaltando a importância do contato com as direções das escolas e comentando da participação filantrópica dos vereadores mirins em asilos, creches, entre outros. “O sucesso deste programa se deve ao trabalho de todos que estão envolvidos nesta jornada”, comentou Assis. O vereador Carlos de Castro também esteve presente e parabenizou o andamento do projeto Vereador Mirim.

Outras parcerias foram reforçadas nesta mesma reunião, uma delas com a Secretaria Municipal de Promoção Social, que disponibilizará a estrutura dos laboratórios de informática da Guarda-Mirim. Cursos de computação estarão ao alcance dos estudantes mais necessitados das escolas participantes, indicados pelas Câmaras Mirins. “O Programa Vereador Mirim deixará esta nova geração mais preparada para legislar e entender o real papel do vereador”, declarou Rita de Cássia Meyer, Secretária da Promoção Social. Segundo ela, “a interação deste dois programas é importantíssima, pois ambos procuram a capacitação dos adolescentes são-joseenses”, finalizou.

Segundo o diretor do Núcleo Regional de Educação, Carlos Alberto de Carvalho, “todos os projetos que envolvem o aprendizado da cidadania devem ser apoiados”, no pensamento de que as gerações futuras precisam estar evoluídas socialmente, respeitando o conflito de idéias e tendo responsabilidade nos seus atos, seja no cotidiano, ou na hora de legislar, como fazem os vereadores mirins. A representante da ouvidoria do NRE, Irene Cim, lembrou que dia 28 é o dia da Educação e que “o protagonismo juvenil dentro das escolas é motivo para ser promovido cada vez mais”, disse ela.

Ao final, o coordenador do CIEE/PR em São José dos Pinhais, Carlos Alberto Agulham, mostrou às direções das escolas todos os cursos que poderão ser repassados aos alunos a partir desta nova parceria com o legislativo são-joseense. A reunião foi comandada pelo coordenador do Programa Vereador Mirim, Luis Carlos Marques, “o nosso objetivo é aperfeiçoar cada vez mais este programa, fechando parcerias e acrescentando ensinamentos aos alunos que se propõe a ter a responsabilidade de se tornarem vereadores mirins, e modelos de cidadãos são-joseenses”, finalizou Luis Carlos.


Carolina do Nascimento

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais