Projeto do vereador Bira do Banco garante segurança aos clientes dentro dos bancos
01-07-2009 11:00

Os vereadores Bira do Banco (PT) e Professor Assis Manoel Pereira (PSDB) apresentaram projeto de lei que torna obrigatória a instalação de cabines individuais de proteção visual nos caixas dos bancos instalados em São José dos Pinhais. O projeto 052/2009 foi aprovado em segundo turno, nesta terça-feira, 30, seguindo para sanção do Prefeito Municipal.


“O Legislativo municipal tem o dever de, ao seu alcance, exigir segurança para os cidadãos de São José dos Pinhais“ afirmou Bira. Ainda, esclarece o vereador que, segundo os principais organismos responsáveis pela segurança pública, quando se evita a visibilidade nos caixas de atendimento convencional dos bancos, se dificulta a onda progressiva de assaltos e seqüestros na saída desses estabelecimentos, que muitas vezes resultam em mortes.


A adoção de cabines individuais, conforme prevê o projeto, cobra a responsabilidade dos bancos em assegurar privacidade e segurança, uma vez que o usuário dos serviços bancários está qualificado como consumidor. Com isto, o usuário está sob a proteção da lei, a qual obriga que os serviços colocados no mercado não devem acarretar riscos à segurança dos consumidores.


O vereador Bira do Banco, que é bancário, também ressalta que os lucros vultosos desses estabelecimentos não contemplam ações com relação à segurança. “As portas giratórias, mecanismo para proteger a vida de clientes e funcionários, só foram instaladas a partir da mobilização dos sindicatos dos bancários. Cabe então ao vereador, como representante do povo, trazer para a Câmara este debate que visa promover a segurança dos clientes dos bancos de nossa cidade, principalmente, mulheres e idosos, os mais atingidos”, finalizou.


O vereador professor Assis, também autor do projeto, espera que esta iniciativa tenha o aval do Prefeito Municipal, pois acredita ser de suma importância para aumentar a segurança dos cidadãos são-joseenses.


Jornalista Nara e Durce

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais