Projeto institui “Outubro Rosa” em São José dos Pinhais
08-09-2010 16:53

Vereadores apresentam proposta de campanha de prevenção ao câncer de mama.


Foi apresentado na sessão ordinária da Câmara Municipal desta quarta-feira (08) o Projeto de Lei nº 314/2010 que institui no município a campanha de prevenção do câncer de mama. Denominada mundialmente de “Outubro Rosa”, a campanha é realizada todos os anos em diversas cidades participantes durante o mês referente e tem como principal objetivo desenvolver ações de prevenção e diagnóstico precoce da doença.

De autoria dos vereadores professor Assis Manoel Pereira (PSDB), Mari Temperasso (PSDB) e Lucia Stoco (DEM), o Projeto destaca a realização de atividades voltadas à divulgação da campanha, tais como: iluminação rosa nos monumentos e prédios públicos da cidade e mobilização dos meios de comunicação. Ainda, serão oferecidos consultas e exames clínicos às mulheres que participarem do evento, com posterior tratamento e acompanhamento aos diagnósticos positivos, mediante ação da Secretaria Municipal de Saúde.

O Projeto foi apresentado devido a pedidos de um grupo feminino de profissionais liberais da sociedade civil de São José dos Pinhais, que deu início ao Grupo de Mulheres, associação que desenvolve ações a favor das mulheres são-joseenses. Segundo Assis, a campanha irá convocar a sociedade em geral à conscientização. “A prevenção e detecção precoce do câncer aliado a definição de políticas públicas podem mudar a realidade de muitas mulheres no país inteiro”, afirmou.

Para as vereadoras, também proponentes do Projeto, a iniciativa trará bons resultados à qualidade de vida das mulheres. “Certamente, em curto prazo, conseguiremos prevenir a doença e reduzir os altos custos com tratamentos”, explicaram Mari Temperasso e Lucia Stoco.

O “Outubro Rosa” trata-se de uma iniciativa mundial que tem como objetivo dar visibilidade as causas do câncer de mama e conscientizar a população a respeito da importância do diagnóstico precoce da doença. O evento teve início no Brasil em 2008 em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e, no Paraná a partir do ano passado com a realização, em Curitiba, do XVIII Congresso Brasileiro de Cancerologia (Concan 2009).

Segundo estatísticas, mais da metade dos casos de câncer de mama ocorrem em pacientes de países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, onde são diagnosticados cinqüenta mil novos casos por ano, sendo onze mil fatais devido à falta de prevenção e tratamento adequado da doença.

O Projeto segue para análise das comissões competentes e, se aprovado, será votado nas próximas sessões.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais