Público se emociona em recital na Câmara Municipal
05-05-2006 14:08

Foto: A vereadora Lucia Stoco e os vereadores Jairo Melo, prof. Assis, Joel Almeida, Ailton Fenemê e professor Walder Mulbak durante a entrega do Diploma de Votos de Louvor e Reconhecimento à pianista Semitha Cevallos, que através do seu talento vem elevando o nome de São José dos Pinhais e do Brasil para o mundo.



Evento contou com homenagem a Data Nacional Polonesa 03 de maio e entrega de Diploma de Reconhecimento à pianista Semitha Cevallos.

O público que esteve nesta quarta-feira, 03, na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, participando da sessão especial em homenagem a Data Nacional Polonesa 03 de maio e entrega do Diploma de Votos de Louvor e Reconhecimento à pianista Semitha Cevallos, foi agradavelmente surpreendida com um emocionante recital da artista, que proporcionou preciosos minutos de envolvimento com a arte musical.
Na ocasião, a artista executou F. Chopin Polonaise nº 12, C. Debussy Sonata opus 31 nº 1, Allegro Vivace, Adágio Grazioso e Rondó Allegretto, e S. Prokofiev Sonata nº 1. O evento foi promovido pela Câmara Municipal de São José dos Pinhais, juntamente com a Secretaria Municipal da Cultura e o Comitê de Geminações do município. Na ocasião, autoridades municipais e estaduais de São José dos Pinhais e da Polônia destacaram a integração cultural entre as comunidades.
Em seu discurso, o presidente do Comitê de Geminações e secretário da Indústria Comércio e Turismo, Auro Luiz Ferreira de Paula, enfatizou que o dia 3 de Maio de 1791 e 8 de Maio de 1945 são para os poloneses, datas muito importantes, que, apesar de distantes entre si, encontram-se aspectos comuns. “A Constituição de 3 de Maio, deu ao povo polonês a esperança de um país independente no final do século XVIII, por isso a escolha desta data para o evento de hoje”, explicou. “Graças a esta Polônia Livre, existe esta geminação entre as cidades de Poznán e São José dos Pinhais”, salientou.
“A presença em território paranaense dos poloneses, deu ao nosso estado uma característica toda especial, contribuindo bastante para o nosso desenvolvimento social, cultural e industrial”, comentou a secretária Municipal da Cultura, Lucimar Zanon, ressaltando que a pianista Semitha Cevallos está contribuindo para o desevolvimento cultural de São José dos Pinhais.
A oradora oficial da sessão, vereadora Lucia Stoco destacou que a música é uma linguagem universal e pode aproximar pessoas como nenhuma manifestação humana consegue. “Esta arte serve para que os povos expressem suas características, gostos, costumes, enfim, sua cultura. Exemplo disso é a música brasileira”.
“Semitha, você que nos enche de orgulho, mereceu por parte deste Poder Legislativo votos de louvor e reconhecimento por sua dedicação à música”, disse a vereadora, que ao final de seu discurso falou um pouco sobre a vida da homenageada. Fizeram a entrega do diploma à pianista, os vereadores Assis Manoel Pereira, professor Walder Mulbak, Jairo Melo, Joel Almeida, Ailton Fenemê e a vereadora Lucia Stoco.
A pianista em seu agradecimento lembrou de todos que a ajudaram e que ainda a ajudam em seu crescimento profissional. Destacando a emoção que estava sentindo em poder realizar um recital em São José dos Pinhais, após estar longe a tanto tempo. Semitha agradeceu também o carinho e a hospitalidade do povo polonês. “A grandeza da alma polonesa me fez amar mais o Brasil e me sentir mais brasileira”.
A pianista iniciou seus estudos em São José dos Pinhais e teve as primeiras aulas de piano com a Professora Adélia Linck. Nos anos de 1994 e 1995 estudou no Centro de Cultura Musical Ciranda da Professora Lucimara C.B. Thomaz. Em 2001 graduou-se pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na classe da Professora Leilah Paiva.
Em 2003 recebeu do Comitê de Geminações de São José dos Pinhais a oportunidade de continuar sua formação artística na Polônia, onde é bolsista do Comitê de Geminações no distrito polonês de Poznan, recebendo ano passado o título de Mestre em Piano.
Semitha é pianista premiada em seis concursos nacionais de piano e um internacional. Participou de festivais e encontros de Música no Brasil. Atualmente cursa um segundo mestrado em Administração Cultural.
Entre as autoridades presentes ao evento estavam o presidente da Câmara Municipal Assis Manoel Pereira e os vereradores professor Walder Mulbak, Jairo Melo, Joel Almeida, Ailton Fenemê e Lucia Stoco. O prefeito Leopoldo Meyer, o vice-prefeito Toninho da Farmácia, os deputados estaduais Francisco Bührer e Neivo Beraldin, o secretário de Estado da Chancelaria do Premier da Polônia, Rysard Schnepf, o Cônsul Geral da Polônia, Jacek Perlin, o diretor do departamento das Américas do Ministério das Relações Exteriores da Polônia, Jacek Hims, além de secretários municipais, membros do Comitê de Geminação e imprensa.


Jornalista: Franciele Ulson

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais