São José dos Pinhais poderá ter Programa Saúde da Família
26-07-2004 18:02

Humanizar a saúde e levar o atendimento médico para mais perto das famílias são-joseenses. Este é o objetivo do presidente da Câmara, vereador Cezar Franco (PP), que propôs ao Poder Executivo Municipal a implantação do Programa Saúde da Família (PSF), criado em 1994, pelo o Ministério da Saúde, no município de São José dos Pinhais.

O PSF tem como finalidade trabalhar dentro de uma lógica, com maior capacidade de ação para atender às necessidades de saúde da população de sua área de abrangência. A função da Equipe de Saúde da Família (ESF), é prestar assistência contínua à comunidade, acompanhando integralmente a saúde de todas as pessoas que vivem no território sob sua responsabilidade. Por está razão, busca-se um atendimento de qualidade, no qual estes profissionais ( médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde) estejam envolvidos com os problemas, que poderão ser solucionados tanto na unidade básica de saúde quanto nos próprios domicílios. “ Está é uma proposta inovadora e eficaz, pois tende a aproximar mais os profissionais de seus pacientes, tornando o atendimento mais humanizado “, afirma Franco.

Desde que teve conhecimento sobre os benefícios do programa Nacional de Saúde da Família implantado em diversas regiões do país, Franco sugeriu que São José dos Pinhais também fosse parceiro desta idéia. Por isso, o vereador, encaminhou ao Poder Executivo Municipal um pedido sugerindo que, caso houvesse alguma dificuldade para realizar o programa em São José dos PInhais, fosse organizada uma parceria com alguma instituição ou empresa. “ Com isso, fiz alguns contatos com representantes da PUC-PR e consegui abertura para a parceria. A Prefeitura deve entrar com o espaço físico e a Instituição com as equipe de trabalho” acrescenta o vereador.
As negociações entre a Prefeitura Municipal e a PUC-PR para a implantação do PSF estão em andamento. Os profissionais de saúde que atuarão nas áreas de abrangências já receberam treinamento e agora estão fazendo levantamentos das localidades que serão atendidas. A previsão é que o programa inicie suas atividades ainda neste primeiro semestre nas regiões da grande Guatupê e da Borda do Campo.


Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais