Sistema de Estacionamento Rotativo pago é aprovado pelos vereadores
19-04-2011 17:46

Projeto gerou discussões entre legisladores

Foi aprovado, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (19), o Projeto de Lei nº 273 de autoria do Executivo que institui, em São José dos Pinhais, o Sistema de Estacionamento Rotativo pago. O assunto foi amplamente discutido entre os vereadores durante as últimas sessões.

De acordo com o Projeto, o Sistema será implantado nas ruas e logradouros públicos da região central e proximidades, denominada “Zona Azul São José dos Pinhais”. As ruas e preços que serão cobrados ainda não foram divulgados. O Poder Executivo tem o prazo de 60 dias para regulamentar a Lei com todos seus detalhes.

Durante a discussão e votação, os vereadores emitiram diferentes opiniões a respeito do Projeto. Vereador Onildo (PT) declarou, na sessão ordinária de quinta-feira (14), em que o Sistema foi votado em primeiro turno, que a implantação do “estar” é necessária porém, ao pedir vistas do Projeto, o vereador alegou achar importante saber qual é a opinião pública sobre o assunto. “Pedi vistas porque quero fazer uma pesquisa com a população, temos que saber o que o povo quer antes de aprovarmos uma lei”, explicou. O pedido de vistas foi negado em votação.

Os demais vereadores também fizeram uso da palavra para mostrar seus pontos de vista. A maioria deles se mostrou a favor do Projeto. “É uma ação inteligente, está mais do que na hora de aprovar o “estar” em nosso município. Os comerciantes ganham muito com isso, pois a rotatividade aumentará”, afirmou Toninho da Anderson (PP). Para o presidente da Casa, vereador professor Assis (PSDB), o novo sistema deve ser divulgado amplamente. “Há um prazo de 60 dias para que o Executivo organize os estacionamentos e divulgue as mudanças em toda cidade com antecedência”, afirmou.

Já na sessão desta terça-feira (19), o vereador Onildo declarou, em tribuna, que votaria, no segundo turno, contra o Projeto pois, segundo pesquisa feita por ele, a maioria da população é contra a implantação do estacionamento rotativo pago. “A cidade ainda precisa de alguns ajustes, antes de votar projetos polêmicos vou sempre consultar os maiores interessados, ou seja, a comunidade”. A vereadora Mari Temperasso também votou contra, sendo que o projeto foi aprovado por doze votos a favor e dois contrários.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais