Superintendente da Infraero comparece a Câmara Municipal para apresentar obras do aeroporto
25-10-2011 18:35

Antônio Pallu respondeu as dúvidas dos vereadores

O superintendente da Infraero, Antônio Pallu, compareceu a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (25), a pedido dos vereadores, para apresentar os novos empreendimentos do Aeroporto Internacional Afonso Pena e as obras de infraestrutura portuárias em andamento. Pallu também respondeu as dúvidas dos vereadores a respeito das desapropriações ao redor do local.

O Aeroporto Internacional Afonso Pena está entre os mais movimentados do país em número de passageiros e é o 5º no ranking da Infraero em logística de cargas. Segundo Pallu, em 2010, o aeroporto movimentou 5,7 milhões de passageiros e a expectativa para este ano é de 6,7 milhões, cerca de 25 mil pessoas por dia. “Ainda, o aeroporto impulsiona a economia de São José dos Pinhais, pois oferece cinco mil empregos diretos”, acrescentou.

Em razão do crescente movimento e da realização da Copa 2014, de acordo com o superintendente, já estão sendo ampliados o estacionamento, a pista de taxiway e o recapeamento da pista. “Por esse motivo é que o aeroporto tem fechado em dias de semana, das 6:15 às 20:15 horas, e nos sábados às 20:15, reabrindo aos domingos às 12:15 horas”, explicou Pallu. Também foram citadas futuras obras, como aumento do terminal de passageiros e cargas, com custo de 140 milhões de reais, instalação do sistema de pouso por aparelhos e construção da nova pista, estimados em 400 milhões de reais.

Em seguida, os vereadores fizeram uso da palavra para tirarem suas dúvidas. O vereador Carlos de Castro (PSD) questionou o superintendente a respeito das comentadas desapropriações nos Jardins Suíça e Málvea, em decorrência das obras. “Uma grande extensão da região será desapropriada, mas o governo do estado ainda está fazendo os levantamentos para definição correta” esclareceu Antônio Pallu. O vereador José Vieira (PSD) reclamou da demora em definir as áreas que serão desapropriadas. “As pessoas têm medo de modificarem suas casas e a própria prefeitura não investe na região, na expectativa de uma decisão, esse é um impasse que prejudica a população”.

Os vereadores também questionaram a nomenclatura do aeroporto. “Já que nosso município tem o ônus e bônus do aeroporto, ele deve ser nomeado como aeroporto de São José dos Pinhais, não de Curitiba”, opinou Walder Mulbak (PSD). Pallu declarou-se a favor da mudança. “Já recebemos vários pedidos oficiais da prefeitura tratando dessa situação. O Legislativo também pode encaminhar a solicitação aos nossos representantes federais, para que no futuro essa mudança ocorra”, disse. O presidente da Casa vereador professor Assis (PSDB) afirmou que a Câmara já enviou moção de apelo, em março deste ano, ao ministro da defesa Nelson Jobim, para que o nome de São José dos Pinhais seja utilizado nas identificações do aeroporto.

Finalizando, Antônio Pallu convidou os vereadores a conhecerem as obras do aeroporto. “Como representantes da sociedade os vereadores poderão, com a visita, contribuir com a população que tem suas dúvidas e anseios em relação ao assunto”.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais