Taxistas pedem apoio aos vereadores
29-05-2013 20:04

O Sinditaxi de São José dos Pinhais reuniu-se com os vereadores, na manhã dessa terça-feira (28), para pedir apoio na solicitação de prorrogação da licença provisória dos inabilitados por licitação realizada em 2011 pela prefeitura. O sindicato pretende estender a licença, que expira em dezembro, por mais cinco anos.

De acordo com o presidente do Sinditaxi, Arnaldo Ribeiro, muitos profissionais há anos no mercado, foram prejudicados pela licitação que habilitou 197 táxis. “Foram cometidos vários erros e o ministério público resolveu conceder licenças provisórias às pessoas inabilitadas injustamente”, explicou.

No entanto, o prazo para tais licenças é dezembro deste ano, e os taxistas pedem prorrogação por mais cinco anos. Justificam eles que, para encaixar-se nas diversas exigências licitatórias, muitos contraíram dívidas e, mesmo assim foram considerados inabilitados. “Os erros cometidos foram de cunho cultural, por exemplo, era exigido um endereço de email, mas muitos taxistas nem lidam com internet e por isso, foram desclassificados, além da exigência de muitos outros documentos mais complexos”, justificou a advogada do Sinditaxi, Priscila Nery.

“Queremos apenas continuar trabalhando e, para isso, buscamos nos adequar a legalidade”, disse Ribeiro. Além disso, lembra a classe, a demanda de passageiros no município tem aumentado a cada dia e, com a realização da Copa do Mundo em 2014, a tendência é que essa demanda aumente ainda mais.

Os vereadores presentes declararam apoio a causa dos taxistas. O vice- prefeito Toninho da Farmácia, sugeriu uma reunião entre autoridades do executivo, legislativo, ministério público e sindicato para discussão e solução do problema. “Acredito que essa é a única forma para que não haja constante transferência de responsabilidades, pois todos queremos essa situação resolvida da melhor maneira possível”, afirmou Toninho.

Estavam presentes, além do vice-prefeito, os vereadores professor Marcelo, Nina Singer, Mari Temperasso, Alberto Setnarsky, Onildo, Bira do Banco, Luiz Paulo, professor Abelino, Luiz Monteiro, Tadeu Camargo e Aílton Fenemê.

Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais