Termina o I Seminário de Ecoeficiência Empresarial
07-10-2005 13:31

Devido ao desempenho dos palestrantes, considerado pelos participantes como altamente qualificados, o evento significou um marco para o município.


Com uma programação diversificada, o I Seminário Ecoeficiência Empresarial de São José dos Pinhais, terminou nesta quinta-feira, com uma ótima avaliação por parte dos participantes. O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal e contou com aproximadamente cem pessoas. Durante o período de realização foram abordados temas atuais relacionados aos princípios da sustentabilidade, todos voltados as diretrizes da gestão ambiental empresarial.

Os assuntos abordados nas palestras foram: Ecoeficiência Empresarial, Gestão Ambiental e Sustentabilidade; Licenciamento Ambiental; Legislação Ambiental e Auditoria Ambiental Compulsória; Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Passivos Ambientais; Crimes Ambientais; Certificação Ambiental e Instrumentos de Gestão Ambiental Empresarial; Tratamento de Efluentes e Plano Diretor de São José dos Pinhais.

Segundo Ângela Egrecil Antunes Panizzi, idealizadora do evento, “a abordagem desses assuntos consiste em uma maneira de instrumentalizar o segmento empresarial com dados, informações e conhecimentos, os quais possam subsidiar a orientação do planejamento estratégico das atividades das organizações frente as questões ambientais”, disse.

Para o empresário e vereador Marcos da Vidofer, que esteve participando do seminário, o evento significou um marco para o município de São José dos Pinhais “este seminário foi um grande acerto, pois é importante que haja eventos nesta área no nosso município”, comentou. Ele disse ainda que gostaria que outro seminário sobre o assunto acontecesse na cidade, elogiando o nível de conhecimento dos palestrantes.

Já para o delegado distrital do Creci-Pr, Dilermando Aniceto Eleutério “o evento foi uma inovação, principalmente quanto ao conteúdo riquíssimo apresentado pelos palestrantes. Que bom seria se outros conselhos e prefeituras tivessem a mesma iniciativa”, finalizou.
O evento contou, além da presença do público local, com a participação de profissionais e estudantes de outras localidades da região metropolitana. É o caso do estudante do CIC/Faesp, Sandro Brum, que comentou sobre os conteúdos apresentados nas palestras. Segundo ele, os temas agregaram conhecimento aos participantes. “As informações obtidas aqui serão transmitidas aos meus colegas de faculdade”, afirmou. O gerente operacional da VCR e estudante do curso de Administração da Faculdade Pilares, Rubens Alvir Klisiowicz, avaliou as palestras como boas, pois os tópicos desenvolvidos foram atuais. Rubens sugeriu que em uma próxima oportunidade a divulgação deve ser mais intensa, oportunizando a participação de um público mais abrangente.

O evento que envolveu a participação de mais de cem pessoas, aconteceu através da iniciativa do Conselho Comunitário da Cidade Jardim e teve um significado especial: motivar o exercício da cidadania e fomentar os princípios da sustentabilidade, colaborando com os processos participativos para a construção da Agenda 21 local de São José dos Pinhais.

O I Seminário de Ecoeficiência Empresarial de São José dos Pinhais, segundo o presidente do Conselho Comunitário da Cidade Jardim, Benedito dos Santos, foi um sucesso, especialmente por ter contado com o apoio de parcerias. Ao encerrar o evento, Benedito dos Santos agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal, Sindimetal-Pr, ACIAP, Câmara Municipal e secretarias municipais, principalmente a Sictur e a de Meio Ambiente, parceiros e apoiadores do seminário.


* Franciele Ulson

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais