TRE Diploma 126 vereadores mirins
30-08-2007 12:59

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná – TRE/PR, juntamente com a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, diplomarão 126 novos vereadores mirins, nesta sexta-feira (31), em sessão solene a ser realizada no plenário daquela Casa de Leis, a partir das 14:00 horas.

Os vereadores mirins, que serão diplomados, foram eleitos no dia 28 de junho, em eleições realizadas nos 14 estabelecimentos de ensino, participantes do programa Vereador Mirim do Poder Legislativo são-joseense. A solenidade de Diplomação deverá contar com as presenças de familiares, educadores e autoridades dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além de deputados estaduais e federais, representantes do TRE-Pr e do Núcleo Regional de Ensino – Área Metropolitana Sul.

A diplomação dos vereadores mirins, juntamente com a posterior posse nas escolas, encerra a primeira fase do programa “Vereador Mirim”, da Câmara Municipal de São José dos Pinhais. Conforme o presidente do Legislativo, vereador prof. Assis Manoel Pereira, as responsabilidades dos eleitos, bem como o desenvolvimento dos seus trabalhos, começam a partir da diplomação, pois os vereadores mirins serão o elo entre a Câmara Municipal, a escola e a comunidade a qual pertencem, levantando e buscando soluções para os seus maiores problemas. Além disto, eles tomarão conhecimento do papel dos poderes legislativo, executivo e judiciário, e se transformarão em cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro, além de servirem de agentes multiplicadores, garantindo assim uma sociedade mais justa e participativa do processo democrático.

PROGRAMA VEREADOR MIRIM

O programa Vereador Mirim foi implantado pela Câmara Municipal de São José dos Pinhais no mês de fevereiro de 2003. Destinado aos estudantes de 5º a 8º séries do Ensino Fundamental e Médio, com idade máxima de 15 anos, o mesmo tem como objetivo maior promover a integração entre a Câmara Municipal e a comunidade escolar. Também visa proporcionar ao estudante o conhecimento do real papel do poder legislativo dentro do contexto social em que ele vive, contribuindo assim, com sua formação política e cidadã. Ainda tem como meta a formação de cidadãos ativos e conscientes, preparados para o exercício pleno da cidadania.

Para tanto foi criada uma Câmara Municipal Mirim em cada escola, onde são desenvolvidos os mesmos trabalhos dos vereadores e atividades do legislativo municipal. Com isto, o programa se torna um importante instrumento para a compreensão da democracia participativa, servindo à juventude como agente modelador do seu espírito cidadão.

O programa foi bem aceito pela comunidade escolar e já conta com 14 escolas participantes. Todo o processo eletivo tem o apoio do TRE, que dá todo o suporte operacional para a realização das eleições mirins, indo deste a disponibilização das urnas eletrônicas, treinamento dos alunos eleitores e mesários, e finaliza com a diplomação dos vereadores mirins eleitos. Também o Núcleo Regional Metropolitano – Área Sul, tem apoiado o programa desde a sua implantação.


Jornalista Nara Moreira


Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais