Vereador Auro Luis quer contratação de geólogo para atender olarias
02-12-2003 15:58

O vereador Auro Luis (PSDB) está solicitando à prefeitura municipal, a contratação de um Geólogo, para orientar e acompanhar as olarias instaladas em São José dos Pinhais, principalmente no que se refere a nova legislação ambiental.
Segundo o vereador, as olarias do município vêm sofrendo forte fiscalização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e sendo penalizadas pelo descumprimento da legislação, em razão da falta de conhecimento das novas leis que regem o tema. “Os proprietários das olarias necessitam com urgência de orientação especializada para adequar-se às novas exigências legais para, dessa forma, poderem realizar o trabalho da maneira correta, livrando-se definitivamente da aplicação de medidas punitivas por parte do IAP”, explica.
Ainda, de acordo com Auro Luis, o município deve dar um respaldo a esse segmento econômico, pois a maioria das olarias pertencem a famílias tradicionais e que encontram nessas empresas sua única fonte de renda. Nos últimos anos, ocorreram várias alterações na legislação ambiental e o IAP vem aplicando uma série de multas, principalmente pela desinformação dos proprietários de olarias. “Com a contratação de um profissional especializado, que oriente e auxilie os donos das olarias, esse segmento poderá desenvolver seu trabalho dentro das normas legais e continuar contribuindo com o desenvolvimento do município”, finaliza o vereador.


"Temos que apoiar e dar condições aos oleiros de nosso município”, diz o vereador Auro Luis


Jornalista Nara Moreira






Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais