Vereador Jairo Melo cobra regulamentação da Lei contra desperdício da água
11-04-2008 11:41

Requerimento do vereador Jairo Melo, cobrando do poder Executivo a regulamentação da Lei nº 554/2004, que cria o Programa de Conservação e Uso Racional da Água em Edificações – PURAE, foi aprovado pelos demais membros da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, durante sessão legislativa realizada nesta terça-feira (09).

O proponente do documento justifica o seu questionamento dizendo “se a escassez dá água é uma realidade no nosso planeta, porque até agora não foram tomadas as medidas necessárias para a efetiva contenção da água, evitando o desperdício?”. Ainda, segundo ele, o uso racional e responsável da água é fundamental para o futuro da humanidade, já que o crescimento demográfico, a mudança na intensidade de consumo e o desenvolvimento das atividades humanas implicam maior pressão sobre os mananciais existentes.

Outro fator que prejudica os mananciais, conforme Jairo Melo, são as condições precárias de saneamento básico, pois mais da metade do esgoto produzido no país não recebe tratamento e é despejado diretamente nos rios, mar, lagos e mananciais. Além disso, o desperdício de água tratada é muito grande,”só na distribuição, as perdas podem chegar a 65% do que é captado nos mananciais e a média de consumo do brasileiro é de 50 litros por dia, quase o dobro do que a Organização Mundial da Saúde considera suficiente para uma pessoa”.

O vereador finaliza dizendo que espera, por parte do poder Executivo, a regulamentação urgente da Lei mencionada, uma vez que ela já existe desde o ano de 2004.



Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais