Vereador Joel Almeida requer informações sobre construção da Escola Municipal Padre Pedro Fuss
05-10-2009 20:54

Durante a sessão ordinária da última terça-feira (29), o vereador Joel Almeida apresentou dois requerimentos solicitando informações a respeito da ampliação do Colégio Estadual São Cristóvão e construção da Escola Municipal Padre Pedro Fuss, ambas localizadas no bairro Vila Palmira, região central de São José dos Pinhais.

As obras de ampliação do Colégio São Cristóvão estão paralisadas, segundo Laertes Moro, presidente da APMF (Associação de Pais, Mestres e Funcionários), porque a empresa contratada para o serviço teria falido. “Estamos precisando de mais espaço, pois esta é a única escola da região que oferece ensino médio. Ano que vem, os alunos vindos de outras escolas da região se matricularão aqui”, afirmou Laertes. O Colégio tem cerca de 1400 (mil e quatrocentos) alunos e estão previstas a construção de mais oito salas, um laboratório e uma cancha poliesportiva.

A Escola Municipal Padre Pedro Fuss, que atende aproximadamente 300 (trezentas) crianças com idades de 6 a 10 anos, divide o mesmo espaço e dependências do Colégio São Cristóvão. O terreno para construção de um prédio exclusivo para a escola, localizado nas esquinas das ruas Joaquim Nabuco e Maringá, já foi adquirido há cinco anos, mas as obras ainda não foram iniciadas.

Para a diretora da escola municipal, Maria das Graças M. P. Teixeira, “a situação está difícil, pois as crianças pequenas têm que conviver no mesmo espaço com adolescentes de até 16 anos. Há apenas um banheiro para todos os alunos e um para 200 (duzentos) funcionários”.

Segundo o vereador Joel Almeida os moradores, alunos, pais de alunos e profissionais de educação estão reclamando muito a respeito da situação. “A estrutura do colégio não atende a demanda atual de alunos nem de seus funcionários. A comunidade tem o direito de saber como e quando as obras serão retomadas”, esclareceu o vereador. O Poder Executivo do município tem um prazo de quinze dias para responder o requerimento. Já para Secretaria de Estado da Educação não há um prazo limite para resposta.

Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais