Vereador Marcos da Vidofer: incentivo para agricultura
12-05-2004 19:34

Com a finalidade de ampliar a área de produção de alimentos sem agrotóxicos em São José dos Pinhais, inibindo com isto a degradação da vida humana e do ecossistema, foi apresentado pelo vereador Marcos da Vidofer o projeto de Lei nº 437/2004. A proposta da nova Lei prevê incentivo ao produtor rural de hortigranjeiros e de fruticultura que adotar técnicas de agricultura orgânica em substituição a convencional.
Para justificar a aprovação do seu Projeto de Lei, Marcos da Vidofer lembra que, apesar do processo de industrialização que São José dos Pinhais sofreu ao longo dos últimos anos, o município ainda é o maior produtor de hortaliças do estado do Paraná. Também, junto a CEASA de Curitiba, é um dos maiores fornecedores.
Outro fator levantado pelo vereador é o de que a estrutura produtiva do município é formada basicamente por pequenas propriedades rurais, as quais aglomeram aproximadamente 2.500 agricultores. Destes só quinze dedicam-se aos sistema de produção orgânica, ou seja, apenas 0,8% produzem alimentos sem agrotóxicos. "Nós precisamos reverter este quadro, estimulando os produtores ao atrativo mercado de ôrganicos, e também evitarmos a contaminação do solo, da nossa água e dos nossos manaciais, além de fornecermos alimentos mais saúdaveis a população. Segundo dados do IBGE, no período de 1996 até 2000, o consumo de produtos agrotóxicos no Brasil cresceu 2l,6% com relação aos anos anteriores. Além disto, o consumo de produtos sem agrotóxicos em todo o país vem crescendo 50% ao ano", acrescentou Marcos da Vidofer
De acordo com o projeto de lei o incentivo ao produtor rural corresponderá o fornecimento, pela Prefeitura Municipal, de embalagens próprias para o armazenamento e transporte dos produtos orgânicos. A quantidade de embalagens a ser fornecida será diretamente proporcional a produção individual de cada produtor. Também está previsto que a produção deverá ser autorizada, fiscalizada e certificada em instrumento próprio pelo organismo municipal competente.Além disto os produtos receberão um selo próprio de certificação, onde constará a expressão: “Produto Orgânico de São José dos Pinhais”. Isto, segundo o autor do projeto, fará com que os produtos com origem em São José dos Pinhais possam ser rastreados, além de divulgar o nome da cidade para outras regiões do país.

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais