Vereador Onildo promove reunião para discutir transporte coletivo na região do São Marcos
29-01-2010 15:56

A empresa Sanjotur foi convidada, mas não compareceu ao encontro.


Realizou-se, na noite dessa quinta-feira (28), uma reunião, promovida pelo vereador Onildo, no ginásio de esportes do São Marcos, para discussão de possíveis soluções para o transporte coletivo da região. A população dos bairros São Marcos e Jardins Carmen, Fabíola e Aquarius vêm sofrendo, desde Dezembro último, com as mudanças dos itinerários nas linhas de ônibus.

Estavam presentes, além do vereador, o chefe da Divisão de Transporte da Secretaria de Transporte e Urbanismo, César Roberto Vanz, o presidente da Associação de Moradores do São Marcos, Rodrigo Bertoncello e demais líderes da comunidade. Os representantes da Sanjotur, empresa que presta serviços de transporte coletivo à prefeitura, foram convidados porém, não compareceram a reunião.

Segundo os usuários, o itinerário dos ônibus está confuso, os horários não são respeitados, não há fiscalização suficiente e o atendimento é ruim. “Antes o percurso (São Marcos - Centro) era feito em 25 (vinte e cinco) minutos, agora levo cerca de 55 (cinqüenta e cinco) minutos. É um absurdo, os ônibus se atrasam ou simplesmente não passam. Queremos uma solução para agora, não para daqui dez anos”, reclama Kátia da Silva, que mora no São Marcos e trabalha no centro de São José dos Pinhais.

O presidente da Associação de Moradores, Rodrigo Bertoncello, afirmou ter-se reunido com diretores da Sanjotur e sugerido que seja criada uma linha apenas para os Jardins Carmem e Fabíola e outra para o São Marcos e Jardim Aquarius. Dessa forma, os itinerários não seriam tão compridos e demorados. “Porém, essa decisão deve ser tomada em conjunto. Os próprios moradores podem fiscalizar, reclamar e apresentar soluções, afinal, transporte coletivo de qualidade é nosso direito e pagamos por isso”, disse Rodrigo.

Após ouvir as reclamações e sugestões dos usuários, César Vanz, da Secretaria de Transporte e Urbanismo, declarou que o objetivo da mudança era melhorar o transporte coletivo na região. César assumiu o compromisso de criar mais quatro horários para a linha Jardim Aquarius – Centro em, no máximo, 15 (quinze) dias e excluir a parada de dez minutos que as linhas vêm fazendo. Ainda, segundo ele, os horários (20 em 20 minutos) serão cumpridos e a superlotação dos ônibus nos horários de maior movimento diminuirá.

“Organizei essa reunião porque tenho recebido muitas reclamações da população. Só fiquei sabendo das mudanças quando as pessoas começaram a me ligar culpando-me pela situação. O meu propósito era apenas aumentar o número de ônibus das linhas que circulam pela região, não mudar seus itinerários”, finalizou o vereador Onildo.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais