Vereador Onildo propõe projeto às secretarias de Saúde e Cultura
17-03-2010 20:55

Terreno localizado no bairro Faxina pode transformar-se em unidade do Centro de Atenção Psicossocial do município


O vereador Onildo visitou, na tarde desta terça-feira (17), juntamente com os secretários municipais de Saúde e Cultura, Armando Raggio e Elisete Farias, um terreno localizado atrás da unidade de saúde do bairro Faxina, área rural de São José dos Pinhais. Segundo o vereador, o espaço, de mais de 15 mil metros quadrados, poderá servir como uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

De acordo com a proposta, o barracão e demais instalações do terreno seriam reformadas e readequadas para receber jovens e adultos que passam por tratamentos psicológicos ou são dependentes de álcool e drogas. No novo espaço, além de praticar esportes, os pacientes poderão contar com aulas de pintura, teatro, dança e cultivar uma pequena horta.

Para a secretária de cultura, Elisete Farias, “a aliança entre terapia e cultura é fundamental para o sucesso do tratamento. Assim que este espaço for reformado, poderemos desenvolver diversos trabalhos nesse sentido com os pacientes do CAPS”, afirmou. Armando Raggio, secretário de saúde do município, também apóia a iniciativa: “O projeto e o espaço são muito bons. Vamos iniciar os estudos para agilizar a reforma e trazer uma nova unidade do CAPS para a Faxina”.

Segundo o vereador Onildo, os pacientes seriam transportados, ao menos duas vezes por semana, por um ônibus da prefeitura e passariam o dia realizando atividades no local. Durante os fins de semana, a população do bairro também poderia usufruir do espaço. “Queremos proporcionar às pessoas atendidas pelo CAPS um lugar tranqüilo, com opções de lazer, atividade física e descanso, para que o tratamento seja mais proveitoso”, explicou o vereador.

Onildo apresentará ao Executivo, nos próximos dias, indicação contendo todas as especificidades do projeto.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais