Vereador professor Imar homenageia Hilário Frainer
15-07-2010 17:31

Foi homenageado pelo vereador professor Imar Augusto o fundador do PDT de São José dos Pinhais, Hilário Frainer. A homenagem, concedida pelo projeto de Lei nº 285/2010 e aprovada pelos demais membros do Poder Legislativo, foi a denominação da Rua D, localizada no loteamento Heitor Moro, com seu nome.

Segundo o vereador Imar, Hilário Frainer nasceu em Santa Catarina, em 26 de março de 1940, e com 25 anos veio residir em São José dos Pinhais. Aqui se estabeleceu como Barbeiro, primeiramente na Rua XV de novembro e depois no Posto Casil, onde trabalhou por aproximadamente 37 anos. A sua barbearia também se tornou ponto de encontro de amigos e políticos do município.

Outras duas paixões movimentaram a vida do homenageado, o acordeon, que tocava desde menino, e o futebol, sendo jogador dos clubes São José e Esperança. Também fundou o time Bafômetro, o qual disputou jogos dentro e fora de São José dos Pinhais por quase 10 anos.
Na década de 80, através de amigos, Hilário foi convidado para entrar no mundo político, sendo o responsável para montar uma estrutura e assumir a responsabilidade de implantar o PDT (Partido Democrático Trabalhista) no município, inclusive assumindo a presidência do mesmo. Sua trajetória nessa área teve o reconhecimento quando das comemorações de 25 anos do PDT em São José dos Pinhais e no Paraná. Na ocasião foi condecorado e homenageado por políticos de renome do partido.

A homenagem a Hilario Frainer, de acordo com Imar, é mais do que merecida e justa, pois ele foi um exemplo para a comunidade são-joseense, como trabalhador, empresário, desportista, amigo, grande incentivador, homem de imensa bondade, espírito de união e simplicidade.


Jornalista Nara Moreira

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais