Vereador Tarcísio quer telefone especial para deficientes auditivos
03-10-2005 20:41

Deficientes auditivos do município poderão contar com telefones públicos especiais. Isto é o que quer o vereador Tarcísio Klettemberg, que está solicitando ao poder executivo providências neste sentido.

Através da indicação nº 1750, apresentada na última sessão ordinária (29), o vereador pede a intervenção da prefeitura municipal junto ao órgão competente para que esses tipos de aparelhos sejam instalados em pontos estratégicos de São José dos Pinhais, como no Terminal Central, Terminal Afonso Pena, Prefeitura, Câmara Municipal, Hospitais e ao longo da rua XV de Novembro, onde o movimento de pessoas é maior.
Segundo o vereador Tarcísio Klettemberg, os deficientes auditivos que vivem aqui carecem desta tecnologia. “Com a instalação destes telefones eles poderão ter mais independência, quebrando assim as barreiras da comunicação”, continuou.

Para melhor esclarecer aos usuários, o proponente diz que na prática, o telefone para surdos funciona da seguinte maneira: o aparelho telefônico possui um visor para envio e recebimento de mensagens e um teclado alfa numérico (semelhante ao teclado de computador). O usuário liga para um número especial disponibilizado pelas operadoras telefônicas. Após ser atendido por pessoas capacitadas, o surdo digita o nome e o telefone com a qual quer falar, então, a central recebe a mensagem e faz a ligação. Dessa forma é iniciada a conversa entre surdos e ouvintes, através da intermediação de escrita para oral e vice-versa.

* Franciele Ulson


Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais