Vereadores aprovam homenagem ao Padre Pedro Fuss
14-07-2010 16:47

A construção de um Memorial será a homenagem pelo centenário do nascimento de tão importante personalidade histórica do nosso município


Em reconhecimento a uma das mais importantes personalidades históricas de São José dos Pinhais foi aprovado, na tarde dessa terça-feira (13), na Câmara Municipal, o projeto de Lei que autoriza o poder Executivo a implantar um memorial homenageando o centenário de nascimento do Padre Pedro Fuss. A proposição foi de todos os vereadores atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores do município. 
 
De acordo com o projeto de Lei, o Memorial deve ser construído em um local de fácil acesso e visibilidade a população do município e visitantes. Com isto, São José dos Pinhais presta justa e merecida homenagem ao Padre Pedro Fuss que, além de líder religioso, desempenhou outras funções de relevante interesse público, todas traduzidas em benefícios à comunidade.
 
Padre Pedro Fuss nasceu no dia quatro de outubro de 1910, na Alemanha. Aos quatorze anos ingressou em um seminário da Congregação do Verbo Divino, onde começava seus trabalhos em benefício ao próximo. No mês de maio de 1956, chega a São José dos Pinhais e permanece até seu falecimento, em junho de 1985.
 
A ação do Padre Pedro Fuss junto a Paróquia São José foi marcante não somente pelo seu trabalho espiritual, mas também pelas iniciativas em realizar diversas obras sociais e benfeitorias nos espaços pertencentes à Igreja Matriz, capelas e outras igrejas por ele construídas
 
Com seu espirito idealizador conseguiu construir as igrejas de São Pedro, Bom Jesus, São Cristóvão e Nossa Senhora do Monte Claro, sendo que todas e tornaram novas paróquias. Aliado a isto, ele sempre desenvolveu trabalhos de assistência social aos mais carentes e por estas razões recebeu o título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais, em 1964.
 
Padre Pedro Fuss, importante figura da história da cidade, se destacou também pela fidelidade ao evangelho, a simplicidade, a bondade e paciência com o próximo, além de ser responsável pela catequização de inúmeros jovens são-joseenses. Para os vereadores a melhor forma de prestar a homenagem é seguir o seu exemplo e tê-lo sempre na memória e, por esta razão, nada mais importante do que um Memorial com toda a sua trajetória de vida.
 
Jornalistas Nara e Douglas

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais