Vereadores criam Semana Cultural de Bandas e Fanfarras
09-05-2013 19:15

Iniciativa é dos vereadores Luiz Monteiro e Wilson Cabelo

A Câmara Municipal aprovou, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (09), projeto de lei que institui a Semana Cultural de Bandas e Fanfarras de São José dos Pinhais. A autoria é dos vereadores Wilson Cabelo e Luiz Monteiro.

De acordo com o projeto, a Semana será realizada, anualmente, na quarta semana de agosto, passando a integrar o calendário oficial de eventos do município. As ações culturais a serem realizadas visam, por meio do intercâmbio com outros profissionais, o aperfeiçoamento de instrumentistas e de regentes e a formação de novos músicos, fortalecendo, assim, a cidadania através da música.

“A aprovação do projeto trará grande benefício, pois fortalecerá a integração socioeconômica, permitindo o crescimento intelectual através da música, evitando possíveis desvios e ociosidades, principalmente dos jovens. Será uma oportunidade de desenvolver e aprimorar a sensibilidade das pessoas, com relevante desenvolvimento cultural e valorização da autoestima”, explicou o vereador Wilson Cabelo ao justificar a iniciativa.

Estudos mostram que a aprendizagem musical contribui para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional e afetivo, principalmente para a construção de valores pessoais e sociais de crianças e jovens. Ela também se constitui em campo específico de atuação profissional e é um veículo privilegiado para se alcançar muitas outras finalidades educacionais.

Para Luiz Monteiro, a sociedade deve aproveitar-se desta atividade social. “A música é uma prática que institui meio de socialização em que é possível exercitar as capacidades de ouvir, compreender e respeitar o próximo”, disse o vereador que também destacou a intenção de unir esforços em prol do movimento artístico e cultural do município. O projeto segue para análise e sanção do poder executivo.



Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais