Vereadores fiscalizam condições de atendimento do Hospital São José
25-10-2013 18:08

Após receberem várias reclamações e denúncias de falta de estrutura e higiene no Hospital São José e depois de muitos debates sobre o assunto realizados na Câmara Municipal, um grupo de vereadores visitou o local, na manhã desta sexta-feira (25), para fiscalizar a situação e conversar com a diretoria sobre possíveis soluções.

Os vereadores Doutor Ido, Alberto Setnarsky, Luiz Paulo e Luiz Monteiro percorreram os corredores do hospital verificando as condições de internamento dos pacientes e de trabalho dos servidores. “Aqui não cabe uma reforma, a saída é construir um novo prédio com, no mínimo 400 leitos, mas essa é uma solução em médio prazo”, disse o presidente da comissão de saúde do legislativo, Doutor Ido.

Logo após, o grupo reuniu-se com a diretora geral do hospital, Lisene da Silveira, que declarou ser preocupante a situação da instituição. “Em janeiro, quando assumimos a administração, o hospital estava sucateado. Não havia nem ao menos sabão e papel sulfite. Já solicitamos várias melhorias à secretaria e todos estão comprometidos em atender bem a população”, afirmou Lisene. A diretora também destacou a má conservação do prédio, que data da década de 1950. “Enquanto novo hospital não sai, temos que encontrar uma solução para este, já que não temos como fechar para fazer uma reforma, pois, para onde iriam os pacientes?”.

Outra questão que preocupa os administradores do hospital é a rede elétrica, antiga. Segundo eles, a rede não suporta a energia gasta com os novos equipamentos, que estão para serem entregues. “A Copel está fazendo um levantamento para estudar a possibilidade de instalarmos uma rede elétrica exclusiva para os novos equipamentos”, afirmou Lisene que também relatou caso de falta de energia, em que o gerador falhou e prejudicou o tratamento de pacientes que usam aparelhos.

Os vereadores elogiaram o trabalho realizado pelos servidores da saúde. “Sabemos que os funcionários fazem o seu melhor e têm muita boa vontade para trabalhar. Vamos fazer o possível para que o projeto de um novo hospital fique pronto o mais rápido possível. Os vereadores não vão medir esforços para melhorar a saúde do município”, disse o vereador Luiz Monteiro, apoiado pelos demais.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais